Preço do café no Vietnã sobe com aperto na oferta e novas medidas contra Covid
A província de Dak Ladk, no planalto central do país, implementou normas de distanciamento social a partir da meia-noite de quarta-feira em um esforço para conter a transmissão comunitária do vírus. Não estava imediatamente clara a duração da medida.
Produtores no planalto central, principal região produtora de café do Vietnã, venderam café por entre 33 mil e 32 mil dongs (1,41 dólar a 1,43 dólar) por quilo, contra entre 31,8 mil e 32 mil dongs na semana anterior.
Com o Vietnã a caminho do final de sua safra, operadores acreditam que a reintrodução de medidas contra o vírus não pesará tanto sobre os preços domésticos quanto em março.
“As atividades de comercialização já foram monótonas nas últimas semanas devido aos baixos estoques e, agora, com a ressurgência do vírus, o mercado ficará muito mais morno”, disse um trader do setor de café. “Mas não acho que os preços vão subir muito”.
A nova temporada de café começará em outubro, mas um grande volume de grãos não é esperado antes de novembro, segundo operadores de mercado.
Fonte: Reuters (Por Phuong Nguyen e Mas Alina Arifin)