Prazo para inscrição no Coffee of The Year 2018 termina em 1º em outubro

Imprimir
coffee of yearEstá chegando a hora de um dos eventos mais esperados da Semana Internacional do Café 2018 – SIC! O concurso Coffee of The Year 2018 reúne os melhores cafés do Brasil, para eleger o grande destaque do ano. Produtores têm até 1º de outubro para se inscrever e encaminhar suas amostras. Classificadores nacionais e internacionais farão a avaliação dos cafés recebidos e, durante a SIC, os 10 melhores vão a voto popular e de especialistas.

Nos três dias de evento, os visitantes poderão participar da degustação às cegas e votar em seu preferido. O resultado final será divulgado no último dia, 9 de novembro. “É uma oportunidade incrível para divulgar os cafés e fazer negócios”, destaca Mariana Proença, diretora de Conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras da Semana Internacional do Café.

Classificação

A lista dos TOP 10 é retirada de uma outra com 150 cafés. E não é fácil entrar neste seleto ranking. Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Todas as amostras são avaliados por uma comissão julgadora baseada nas avaliações da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), bem como nas notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês). A avaliação sensorial leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torração e qualidade.

“O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença.

Sandra Lelis da Silva, de Araponga, nas Matas de Minas, levou o título de Coffee of the Year 2017 na categoria arábica. Ela foi a primeira mulher a vencer o concurso! Sandra tem uma produção familiar na sua região e conta que desde a premiação recebeu uma série de visitas de empresários do exterior que foram comprar o café que ela produz. “Sem dúvida ficamos muito mais conhecidos, o prêmio foi uma vitrine para o nosso café”, comemora! Na categoria conilon, os campeões de 2017 foram os Irmãos Dutra, de Manhuaçu, Matas de Minas.

Fonte: Semana Internacional do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *