PR amanhece com temperaturas negativas e geada em várias regiões

Imprimir

A terça-feira (16) amanheceu  gelada em várias regiões do Paraná. Pelo menos nove municípios do estado amanheceram com temperaturas negativas, segundo o Sistema Tecnológico Simepar. Nessas cidades e em Curitiba foi registrada a primeira geada do ano. Na segunda-feira (15), o Simepar já tinha alertado sobre a onde de frio em todo o estado nesta terça.

A menor temperatura do estado foi em Palmas, na região Sul, onde os termômetros marcaram -2.2ºC. Em Guarapuava, na mesma região, o dia também começou frio com mínima de -1.5ºC. 

Além de Palmas e Guarapuava, também tiveram temperaturas negativas as cidades de Pinhão (-1.4ºC), Fazenda Rio Grande (-1.1ºC), Lapa (-0.9ºC) Inácio Martins, General Carneiro e Clevelância (-0.8ºC) e São Mateus do Sul (- 0.3ºC).

Na capital, às 6h30, a temperatura era de 0.8ºC. Já em Cianorte, na região norte do estado, a terça-feira começou com 2ºC. No oeste do estado, também não foram registradas temperaturas negativas, mas a geada se formou em vários pontos da cidade. Vários carros, por exemplo, ficaram encobertos pela camada de gelo.

O sol deve aparecer ao logo nas primeiras horas, mas ar gelado deve permanecer ao longo do dia. Contudo, as temperaturas devem aumentar já nesta quarta-feira (17), segundo a meteorologista Beatriz Paz. Na quinta-feira (18), uma massa de ar frio trará chuva para todo o estado.

As mudanças no tempo começaram na sexta-feira (12). A chegada da chuva quebrou o veranico fora de época e, após uma trégua, no domingo (14), voltou a chover forte.

Em várias cidades, os volumes foram altíssimos. Em Palmas, por exemplo, choveu 80 milímetros; em Francisco Beltrão e em Pato Branco, no sudoeste, 70 milímetros; em Foz do Iguaçu, no oeste, 55 milímetros. Os índices representam grande parte do esperado de chuva para todo o mês de junho.

Parque Barigui, em Curitiba, amanheceu com vários pontos de geada  (Foto: Cláudia Celli / RPC )Parque Barigui, em Curitiba, amanheceu com vários pontos de geada (Foto: Cláudia Celli / RPC )
Geada em Cascavel, no oeste do Paraná (Foto: Argeu Almeida / RPC)Geada em Cascavel, no oeste do Paraná (Foto: Argeu Almeida / RPC)
Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, paisagem mudou de cor com a geada  (Foto: Caroline Kimieck Malinoski / Arquivo pessoal )Em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, paisagem mudou de cor com a geada no bairro Borda do Campo (Foto: Caroline Kimieck Malinoski / Arquivo pessoal )
Parque Tingui, em Curitiba, também amanheceu tomado pela geada  (Foto: Edi Carlos / RPC )Parque Tingui, em Curitiba, também amanheceu tomado pela geada (Foto: Edi Carlos / RPC )
Terça-feira (16) será gelada em todo o Paraná durante todo o dia  (Foto: Cláudia Celli / RPC)Terça-feira (16) será gelada em todo o Paraná durante todo o dia (Foto: Claudia Celli / RPC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *