Poços de Caldas recebe 2º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis

Imprimir

Já se passaram mais de dois anos daquele maio de 2008,quando Poços de Caldas foi palco de um dos memoráveis eventos cafeeiros da atualidade. O 1º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis aconteceu no Espaço Cultural da Urca,unindo cerca de trezentos participantes, em três dias de debates, confraternização e construção coletiva do conhecimento.

Em sua segunda edição, o Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis acontecerá entre 17 e 19 de novembro de 2010, retomando a discussão sobre o tema, com foco nas boas práticas agrícolas e seus impactos sobre a viabilidade econômica da cafeicultura.

Muitas vezes, ao se empregar o conceito “sustentabilidade”, questiona-se sua viabilidade econômica,uma vez que algumas práticas ambientais e sociais podem onerar o sistema produtivo sem que os benefícios sejam apontados de forma direta.

A viabilidade econômica do cultivo sustentável será o tema âncora do próximo Simpósio, que objetiva apresentar por meio de debates e painéis entre acadêmicos, cafeicultores e técnicos, exemplos práticos de sucesso de aplicação de boas práticas agrícolas e de gestão, seja por aumento da rentabilidade ou minimização do desperdício.

Trata-se de um evento “bandeira branca”, sem privilegiar um ou outro programa de certificação ou verificação em andamento no Brasil. O objetivo é trazer ao debate problemas prioritários e comuns aos distintos modelos de sustentabilidade. O diferencial deste Simpósio está em sua concepção, que prioriza a articulação conjunta entre os programas de certificação e verificação, com a participação efetiva dos participantes.

O 2º Simpósio de Certificação de Cafés Sustentáveis pretende estimular a integração dos diversos segmentos do sistema agroindustrial do café para identificação e sistematização de informações, conhecimentos e experiências da cafeicultura socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. Espera-se que o conhecimento compartilhado no evento possa subsidiar produtores, cooperativas e o Governo em tomadas de decisão sobre o tema sustentabilidade, do grão à xícara.

PÚBLICO ALVO: Produtores, técnicos, consultores, pesquisadores, extensionistas, estudantes universitários, lideranças de associações e cooperativas, empresários e produtores agrícolas interessados no desenvolvimento do agronegócio café.

LOCAL e DATA: Palace Hotel – Poços de Caldas – MG
De 17 a 19 de novembro de 2010 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *