Plataforma Global do Café participará de evento sobre sustentabilidade social em Belo Horizonte

Imprimir
A Plataforma Global do Café (GCP) é uma das entidades participantes do evento Café em Pauta, promovido pelo Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O principal objetivo da atividade é sensibilizar formadores de opinião do setor do café para a importância do Brasil consolidar-se como referência de cadeia sustentável, com respeito aos direitos humanos, transparência, rastreabilidade e promoção do trabalho decente.

O Café em Pauta será dia 20 de março, em Belo Horizonte. Estarão reunidas organizações-chave do setor do café, que atuam principalmente em Minas Gerais e se preocupam com questões sociais e trabalhistas, além de organizações nacionais que atuam na promoção do trabalho decente. O evento tem como público principal o setor privado do café, certificadoras, associações representativas, mídia especializada, governo e sociedade civil envolvidos no tema.

Temas abordados no encontro (com debate ao final):
• Palestra de abertura – Sustentabilidade no café brasileiro: aspectos sociais
• Mesa de debate – Café: os desafios de uma cadeia sustentável
• O potencial do trabalho decente para o fortalecimento da economia dos países
• O diferencial do Brasil frente às regras de transparência e rastreabilidade no comércio internacional
• O caminho das pedras para a sustentabilidade social no café brasileiro
• Relato de boas práticas

Na ocasião, a GCP terá espaço para mostrar casos de boas práticas na cafeicultura que tenham gerado impactos sociais. Sensível às questões trabalhistas da produção cafeeira nacional, ela integra o Projeto Mesa de Café Brasil, que busca mobilizar os produtores e empresários do setor cafeeiro, governos e outras organizações a fim de fomentar a transparência das ações de proteção social, inicialmente em Minas Gerais. O projeto, criado em 2017, foi iniciado pelo InPACTO em parceria com a ONG norte-americana Catholic Relief Services (CRS).

Sobre o Mesa de Café Brasil
O Mesa de Café Brasil é uma iniciativa do InPACTO, instituto que atua na prevenção e erradicação do trabalho escravo nas cadeias produtivas, e Catholic Relief Services (CRS), organização não governamental americana que há 14 anos desenvolve projetos na cadeia do café em vários países. O objetivo do projeto é mobilizar o setor cafeeiro a fim de fomentar a transparência das ações de proteção social na produção de café brasileiro. Com início em abril de 2017, o foco inicial é o estado de Minas Gerais, responsável por mais da metade da safra nacional e por gerar em sua cadeia produtiva cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos. O Mesa de Café Brasil tem como parceiros o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), a Plataforma Global do Café (GCP) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Mais informações para a imprensa:
Karina Mosmann
imprensa@inpacto.org.br
Telefone: (11) 3897-2400
Celular/whatsapp: (11) 98690-7444

Sobre a Plataforma Global do Café
A Plataforma Global do Café (GCP, da sigla em inglês) é uma associação internacional com mais de 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva. Ela atua hoje em 8 países produtores, como Colômbia, Honduras, Peru, Indonésia, Uganda, Quênia, Vietnã e Brasil, que criam suas próprias estratégias de sustentabilidade no campo e compartilham informações e experiências. A GCP tem como visão um setor cafeeiro sustentável que ofereça boas condições de vida para produtores e trabalhadores e assegure a oferta futura enquanto protege os recursos naturais. No Brasil, país onde está mais consolidada e atuante, tem um programa abrangente coordenado pela empresa P&A. Os projetos brasileiros são implementados por meio de uma ampla rede de parceiros, com uma abordagem participativa e colaborativa. A GCP conta atualmente no Brasil com mais de 50 instituições membros e dezenas de parceiros, como serviços de extensão, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e entidades do setor. Saiba mais em http://www.globalcoffeeplatform.org/pt/.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *