Pesquisas sobre o cultivo de café e oliveira são apresentadas em Araxá

Imprimir

Araxá recebe nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, o Dia de Campo “Cultivo de café e oliveira na Microrregião do Planalto de Araxá”, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Durante o evento, pesquisadores da Epamig vão demonstrar resultados preliminares de pesquisas realizadas na unidade. Serão realizadas palestras com Luiz Fernando Oliveira e César Elias Botelho.

O coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura da Epamig, César Elias Botelho, contou que para a pesquisa foram plantadas 20 cultivares diferentes que foram observadas desde março de 2012. Segundo ele, com isso é identificar aquelas que apresentaram melhor adaptação ao clima e solo da região.

“Nós plantamos cultivares da Epamig e de outros órgãos de pesquisas para ver o comportamentos dessas delas. Os dados que vamos apresentar são da segunda safra, mas já tem cultivares se destacando, embora sejam dados iniciais. Um dos destaques é o Topázio, da Epamig”, explicou.
Já o pesquisador Luiz Fernando informou que estuda o comportamento de dez cultivares de oliveira ao longo de quatro anos. Ele contou que ainda é cedo para ter alguma decisão. “Araxá está fora de uma região que consideramos aptas para oliveira, que é na Serra da Mantiqueira, mas com os estudos e estamos avaliando a possibilidade de encontrar uma microrregião que seja viável para esse cultivo”, explicou.

Para que a região seja confirmada como apta para a cultura da azeitona, ela deve apresentar no mínimo 200 horas acumuladas durante o ano com temperatura abaixo de 12 graus, pois o frio é um indutor floral desta cultura. “Os estudo em Araxá em relação à oliveira vão continuar de acordo com os resultados apresentados”, comentou.

O campo experimental de Araxá foi criado há cerca de quatro anos em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla) e a Prefeitura Municipal. Outros municípios associados à Ampla, também são inseridos nas pesquisas como Campos Altos, Ibiá, Medeiros, Pedrinópolis, Perdizes, Córrego Danta, Pratinha e Tapira.

Dia de campo Cultivo de café e oliveira na Microrregião do Planalto de Araxá
Data: 18 de junho
Horário: 8h
Local: Campo Experimental da EPAMIG em Araxá – Margem direita da ferrovia Araxá à Ibiá – Zona Rural
Informações: (34) 3662-8933 / (34) 3317- 7627 – feax@epamig.br

Fonte: G1 Triângulo Mineiro (Maritza Borges)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *