Pesquisadores ligados à illycaffè apresentam trabalho em congresso em Franca (SP)

Imprimir
“Efeitos da Secagem Lenta de Cafés Cereja e Cereja Descascado à sombra e ao sol na qualidade da bebida do café” é um dos trabalhos do 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que a Fundação Procafé promove em Franca (SP), de 23 a 26 de outubro. Ele será apresentado pelo Dr. Aldir Teixeira, Regina Teixeira e Márcio Reis, da equipe da Experimental Agrícola do Brasil, empresa sócia da illycaffè no Brasil, responsável pela análise e compra dos cafés de alta qualidade diretamente dos produtores e a exportação dos mesmos para a sede na Itália.

A pesquisa investigou um fator que influencia a qualidade final dos lotes de café, determinando padrões de qualidade diferenciados com reflexos na comercialização. Foram observadas variações de qualidade dependendo do tipo de fruto de café e do grau de exposição à luz solar. A apresentação acontecerá na sessão das 14 às 17h do dia 23, terça-feira, dentro do tema Qualidade do Café.

Com o tema “Nosso café, melhorado desde o pé”, o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras será realizado no Centro de Convenções do Hotel Dan Inn. Cerca de 100 trabalhos de pesquisa foram selecionados para apresentação oral. Na abertura, haverá debate sobre a conjuntura cafeeira, lançamento de duas novas cultivares de café e homenagens do mérito cafeeiro a personalidades da cafeicultura e ao colaborador da pesquisa cafeeira. No último dia será realizado um Dia de Campo, com demonstração de resultados de pesquisas na Fazenda Experimental da Fundação Procafé.

Palestra sobre tese
Uma pesquisa desenvolvida como tese de conclusão do Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café, promovido pela illycaffè em Trieste, na Itália, será apresentada em evento paralelo ao congresso. “Principais diferenças entre as metodologias de degustação Espresso e Infusão, nos processamentos Via Seca (Natural) e Via Úmida (CD) do café” é o título do estudo, que o pesquisador Allan Teixeira Monteiro, colaborador da Experimental Agrícola do Brasil, submeteu com sucesso à aprovação da banca examinadora do mestrado.

Em Franca, esse estudo será tema da palestra de Cesar Candiano, técnico da Experimental Agrícola, dentro da Feira do Café da Alta Mogiana – Famcafé. Será no mesmo hotel que abrigará o congresso, no dia 23, às 15h.

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.290 pessoas globalmente em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

One thought on “Pesquisadores ligados à illycaffè apresentam trabalho em congresso em Franca (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *