Peru: governo prorroga por 60 dias estado de emergência para combater ferrugem

Imprimir

O governo peruano prorrogou por 60 dias o estado de emergência decretado com o objetivo de ajudar cafeicultores do país a combater a ferrugem. O estado de emergência foi prorrogado em 11 regiões produtoras, incluindo Cusco, Junin e San Martin.

Segundo o decreto publicado nesta terça-feira, as agências do governo tomarão as medidas imediatas e necessárias para controlar a disseminação do fungo roya, que causa a ferrugem. A doença já afetou cerca de um quarto da produção de café do país.

O surto de ferrugem, que também prejudicou cafezais em outros países latino-americanos, foi causado por mudanças climáticas e uso inadequado de fertilizantes, de acordo com produtores peruanos.

No mês passado, a Câmara Nacional do Café do país disse que aproximadamente 2 milhões de quintals (sacas de 46 quilos) foram perdidos por causa do fungo roya. A câmara informou ainda que mais de mil produtores perderam toda a sua safra deste ano. Antes do surto de ferrugem, o grupo tinha estimado a produção deste ano em 7,5 milhões de quintais.

O Peru é um dos 10 maiores produtores mundiais de café. Fonte: Dow Jones Newswires.

Agência Estado
Angelo Ikeda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *