Pausa para o cafezinho: Sommelier de Café

Imprimir
Por Lilian Trigolo

O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, e para os apreciadores dessa bebida incrível , hoje vamos falar um pouco dos profissionais dessa área que contribuem para que possamos ter uma experiência sensorial única na xícara. Para quem ainda não ouviu falar, um sommelier de café é muito parecido com um sommelier de vinho, especialmente no cuidado da matéria-prima desde a plantação até o momento de servir.

Para nos explicar melhor sobre o trabalho de um sommelier de café, tive o prazer e honra de fazer uma entrevista com a Cláudia Leite, Gerente de Café e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

O que é um sommelier de café?

Um sommelier de café é um profissional que possui conhecimentos aprofundados sobre todo o processo produtivo do café, do grão a xícara. Ele é responsável por aprovar a excelência e a qualidade nas mais diversas formas de preparo da bebida, além de proporcionar experiências sensoriais para os consumidores, difundindo a cultura de café e ampliando o paladar.

O que faz esse profissional?

Os profissionais da Nespresso são especialistas responsáveis por criar receitas especiais para cada um dos cafés lançados com o objetivo de proporcionar a melhor experiência para os consumidores da marca. Por isso, são feitas harmonizações e formas de preparo diferentes da bebida, para que tornem o momento de degustação do café único e ainda mais prazeroso.

Esses profissionais têm a missão de conhecer profundamente todo o processo que envolve a produção do café, desde a origem dos grãos, a qualidade da torra, os métodos de preparo da bebida até os perfis aromáticos e os sabores. Sua rotina envolve provar diariamente diversos tipos de cafés, afim de identificar a qualidade, os defeitos e a viabilidade mercadológica.

Mercado de sommelier no Brasil, quais são os cursos para formação de sommelier de café?

Não há uma formação específica para sommelier de cafés. Sua formação é bastante ampla, indo do conhecimento profundo das origens do café e seu impacto na xícara, até maneiras de se consumir a bebida. Muitas vezes, possui formação em vinhos também, já que são dois universos que tem muita aproximação, metodologia e mesmos termos. Hoje, o sommelier de café pode atuar e aplicar seus conhecimentos em diversas áreas do mercado, desde restaurantes, bares e hotéis a empresas do segmento – como a Nespresso. Diversos locais oferecem cursos na área, com opções interessantes sobre o tema para quem busca se especializar.

Também gostaria de fazer uma breve citação do curso da ABS – Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo, tive a oportunidade de fazer o curso de sommelier de café, e foi uma experiência incrível.

Segue o site para maiores informações: https://www.abs-sp.com.br/

Imagem: Nespresso Brasil
Fonte entrevista: Nespresso Brasil

O que achou da nossa matéria?! Já conhecia sobre o trabalho de um Sommelier de Café? Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

One thought on “Pausa para o cafezinho: Sommelier de Café

  • 09/01/2019 at 11:39 am
    Permalink

    Excelente conteúdo, parabéns ! Trabalhar como sommelier de cafés deve ser muitíssimo prazeiroso !
    Super concordo sobre o curso na ABS! Um forte abraço, Lilian ! Até o próximo cafezinho !

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *