Pausa para o Cafezinho: o café extravagante da Finlândia

Imprimir
Por Lilian Trigolo

A Finlândia está como maior consumidor de café entre os países da Europa e da América do Norte, segundo a OIC (Organização Internacional do Café) cada finlandês consomem em média 12 kg de café por ano.

O café foi o coração da cultura cafeeira finlandesa na década de 50, naqueles anos difíceis do pós-guerra, o café significava “cortesia do café”, referindo-se às obrigações que eles tinham ao oferecer e beber uma xícara de café em um ambiente acolhedor, isso tornou-se um símbolo de hospitalidade, prosperidade e amizade.

Através desses momentos de socialização que surgiu a bebida Kaffeost que significa “café e queijo”, a receita é de fato originária da Lapônia, mas muito comum na vizinha Finlândia, e o nome já descreve a bebida por si só, uma receita que une o gosto forte do café com um queijo local típico, chamado Leipäjuusto.

O café é servido aos visitantes de acordo com a tradição, em xícaras artesanais de madeira de bétula (madeira de árvores de médio porte muito utilizada para decoração de ambientes), o queijo é feito com leite de vaca ou de ovelha, e seu sabor é neutro e delicado com uma consistência semi-dura, pode ser assado no forno, grelhado ou flambado, o que explica bem as marcas marrons em sua superfície.

A forma mais tradicional de servir o Leipäjuusto, é com café. Para isso, o queijo é servido em pequenos pedaços para ser mergulhado no café. Dessa maneira, parte do queijo derrete e se funde com a bebida, e o restante pode ser retirado no final com uma colher.

O que para nós pode parecer uma combinação incomum, para os finlandeses é visto como um sinal de boas vindas, harmonizando alimentos com características tão marcantes, que servidos juntos trazem uma experiência sensorial única na xícara.

Foto: Tomas Nilsson

E você, o que achou da nossa matéria? Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *