Pausa para o Cafezinho: Lançamento Flores de Ilicínea – Cafés Especiais

Imprimir

Em meio a um momento tão complexo e desafiador com o covid-19, eu e minha amiga cafeicultora e vizinha de sítio Márcia Amaral do município de Ilicínea no Sul de Minas Gerais, nos reinventamos e criamos a nossa própria marca de cafés especiais.

Nossa história começa há quase 10 anos atrás  quando eu e meu marido Flávio adquirimos o Sítio São José, na época foi a Márcia e seu marido Dinho que tinha nos avisado sobre o sítio, já que nos conhecemos há 15 anos, iniciamos na mesma época uma pequena produção de café no sítio São José, mas devido a vida e trabalho na cidade sempre ficamos divididos entre São Paulo, Varginha e  Ilicínea, nos últimos 5 anos me dediquei totalmente fora da porteira, trabalhando em  algumas  empresas do setor  em algumas áreas como financeiro, logística, exportação, e projetos de cafés especiais, tive grandes aprendizados.

E há quase 4 anos tenho a maior satisfação e alegria em escrever a coluna Pausa para o cafezinho, no melhor portal de notícias do Sul de Minas e do jornal impresso Folha de Varginha do proprietário e jornalista Marcus Madeira, a quem tenho enorme gratidão pela oportunidade em compartilhar e levar um pouco deste universo de cafés especiais, com notícias de mercado, curiosidades, histórias e novidades.

A minha grande parceira Márcia Amaral me inspirou muito nessa jornada pela sua história linda que compartilho aqui com vocês, ela e seu marido mais conhecido como Dinho por todos da região, se casaram em 1994 e se mudaram para o sítio, nesta época como não existia estrada que os levasse ao sítio tiveram que fazer a mudança manualmente, e foram aos poucos levando todas as suas coisas a mão, até mesmo as mudas de café que plantaram por lá.

E com muito empenho e muito amor, como ela mesma sempre disse por aquele pedacinho do paraíso foram construindo a sua vida e família no sítio, e conquistando seu espaço com muito trabalho e dedicação ao lado dos seus 3 filhos João Pedro, Paulo Henrique e Juliana, a família toda é envolvida em todos os processos dentro do sítio.

Quando comecei a entender o que era café especial no final de 2015, trabalhando no setor, lembro que cheguei animada e falei para a Márcia que o café deles era especial, sempre foi porque era o sustento deles, mas era ainda mais pelo amor envolvido, além do terroir da região, da boa altitude e no cuidado do pós-colheita, e depois que peguei uma amostra do grão verde para um especialista fazer a análise, nosso coração transbordou de alegria, mérito de um trabalho intenso realizado por eles.

O lançamento da marca Flores de Ilicínea Cafés Especiais vem para fortalecer essa conexão direta com o consumidor, trazendo uma linguagem simples e direta de todo o processo do grão à xícara.

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo atrás apenas dos Estados Unidos, e felizmente tem crescido o hábito de tomar cafés especiais.

Existe todo um trabalho realizado de forma seletiva e manual que torna o café especial diferenciado.

Todos os processos iniciados dentro da porteira envolvem um trabalho intenso, amor e muita dedicação que envolve os grãos, além toda história por trás de cada xícara, pois cada café tem uma história, uma origem e um sabor e aroma único que o torna ainda mais especial.

Neste lançamento produzimos um lote especial do cultivar Mundo Novo, que foi colhido manualmente, e secado parte em terreiro suspenso e parte no secador estático a uma temperatura de 35 graus.

Os grãos foram selecionados parte por mim e parte pela Márcia, e todos os seus defeitos eliminados, obtendo assim  uma pontuação de 84 pontos, com notas de Doce de Leite e Maçã Madura, e uma acidez delicada, ressaltando a doçura na xícara.

O nosso propósito é levar ao consumidor uma bebida de excelente qualidade visando práticas sustentáveis no que diz respeito a preservação da natureza e de todas as pessoas envolvidas na produção, visando também levar ao consumidor a importância dessa conscientização em relação às boas práticas de sustentabilidade ambiental.

Já o nome Flores de Ilicínea foi uma homenagem não apenas a natureza e a todas as flores lindas presentes na nossa região, mas também uma homenagem a todas as mulheres batalhadoras e guerreiras  do agronegócio dentro e fora da porteira que estão dispostas a enfrentar novos desafios, lutar pelos seus ideais, e pelos seus sonhos sejam quais forem, pois o  lugar da mulher é aonde ela quiser estar.

Destacando o nome da cidade Ilicínea, para ressaltar toda a importância que o município tem na nossa trajetória, e todo o amor, admiração, respeito e carinho que temos pela cidade e por todos os moradores e cafeicultores, uma região linda, com cafés de qualidade que estão se destacando cada vez mais, e com uma natureza exuberante.

Em cada embalagem de 250g do café torrado e moído e torrado em grãos, leva um pouco a nossa essência, e todo o nosso amor pelos grãos, através da união e história de 2 famílias de cafeicultoras do Sítio São José e do Sítio São Judas Tadeu, pois acreditamos no poder da sororidade, que juntas somos mais fortes, e queremos poder ajudar sempre mais e mais mulheres compartilhando informações e novas experiências.

Para todos os apaixonados por cafés especiais, venham conhecer o nosso café Flores de Ilicínea Cafés Especiais e ter essa experiência sensorial incrível na sua xícara.

Agradecimentos especiais primeiramente a Deus, ao meu marido Flávio, Márcia e Dinho, ao Marcus Madeira e equipe Blog do Madeira, Luiz Valeriano, Andrea Cordeiro e Mulheres do Agronegócio do Brasil!!

Beijos cafeinados!!

Instagram:
@floresdeilicineacafes

@liliantrigolo

@marciajpphjuju

 

Lilian Trigolo
Cafeicultora e Coffee Lover – apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira.

Instagram: @liliantrigolo
E-mail: lilianmg.trigolo@gmail.com