Pausa para o cafezinho: IBM cria drone que entrega café e prevê quem precisa de cafeína

Imprimir
Um drone que entrega café e que pode detectar quando as pessoas estão cansadas e trazê-las a bebida, foi patenteado pela empresa de tecnologia IBM.

A IBM sugere que o drone possa ser equipado com tecnologia para detectar pressão sangüínea, dilatação de pupilas e expressões faciais e julgar se as pessoas estão sonolentas. A empresa de tecnologia registrou a patente de um drone que não apenas voa em espaços públicos servindo xícaras de café, mas que também é capaz de prever quando você precisará de uma dose extra de cafeína. A tecnologia poderia, inclusive, procurar referências sobre
interação de medicamentos com a cafeína para saber a quem não oferecer a bebida.

Para identificar os pedidos, o novo “barista” utiliza sistema de inteligência artificial, reconhecimento facial e de voz, bem como Bluetooth — tornando-o capaz de entregar a bebida em qualquer lugar naquele espaço. Essa iniciativa não é exclusiva da IBM. Uma startup chamada The Coffee Virus, da capital da Holanda, já trabalha com drones entregadores de café. Embora se trate de uma solução menos cara, o Coffee Copter também é capaz de entregar bebidas quentes em espaços fechados por meio de aplicativo.

A IBM já foi um dos principais fabricantes de mainframes de computadores e desktops.

No entanto, mais recentemente, voltou sua atenção para o software e a inteligência artificial, desenvolvendo produtos como uma “máquina de argumentação”.

Muitas vezes as empresas de tecnologia patenteiam dispositivos, mas depois acabam por não os comercializar. A IBM não revelou ainda os seus planos sobre esta nova tecnologia. A patente foi registada nos Estados Unidos da América, local onde patentear algo pode custar uns largos milhares de dólares, e a mesma descreve algumas variantes do drone com entrega da bebida, sendo um dos modelos capaz de entregar café diretamente na caneca do utilizador.

Será que vamos aguardar muito tempo para ver esses baristas voadores em ação?!

Fotos: IBM / Getty Images

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco! Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

One thought on “Pausa para o cafezinho: IBM cria drone que entrega café e prevê quem precisa de cafeína

  • 16/11/2018 at 5:41 pm
    Permalink

    Nossa! Muito legal !! Já me imaginei sendo servida por um drone em uma cafeteria temática ! Hehehe

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *