Pausa para o Cafezinho: Filmes, documentários e livros

Imprimir
O coronavírus afetou mundialmente a todos, o momento é sério e preocupante, e a ordem é ficar em casa, distanciamento social, pois somente com a conscientização de todos neste momento conseguiremos diminuir essa propagação do vírus.

Mas esse período de isolamento não precisa ser entediante certo? Sim é complicado, mas temos que trabalhar a nossa mente, é preciso força, calma, muita energia positiva e oração para enfrentarmos esse período, e utilizar esse tempo a nosso favor para curtir a família, assistir filmes, ler, ou ainda buscar novos conhecimentos.Venceremos tudo isso juntos!!

Aqui estão algumas sugestões de filmes, documentários e livros sobre a nossa bebida preferida que escolhi com muito carinho para tentar transformar esses dias de isolamento em novas e cafeinadas experiências para vocês. Beijo grande e se cuidem!

FILMES

Café, um dedo de prosa (2017)

Tomar um bom cafezinho aliado a uma boa prosa já é por si só uma ótima combinação, não concordam?! O filme café um dedo de prosa com direção de Maurício Squarisi com Vera Holtz e Wandi Doratiotto no elenco, aborda a história de um casal de amigos apaixonados por café, que se encontram em uma cafeteria e conversam sobre essa bebida tão especial e popular no país que possui tantos fatos históricos.

Café com amor (2011)

O enredo do filme se passa em uma charmosa cafeteria West Philly Grounds na Califórnia aonde clientes se encontram e suas vidas pessoais acabam se cruzando. Claire (Jennifer Love Hewitt) é a barista da cafeteria, muito atenciosa está sempre disposta a oferecer ajuda, porém um misterioso e grande acontecimento muda todo o rumo da vida de todos os clientes que frequentam a cafeteria.

DOCUMENTÁRIOS

O Café – História e Penetração no Brasil

A trajetória do café no Brasil, o plantio, a colheita, o beneficiamento, o transporte, a distribuição e o consumo. Etapas do cultivo do café: o preparo das mudas; os cuidados no plantio e na disposição dos cafezais; o combate às pragas com a pulverização aérea; os eventuais estragos da erosão e da geada; irrigação por aspersão; e a floração dos cafezais. Homens, mulheres e crianças trabalham na colheita.

Fonte: Revista Cafeicultura

Grãos de Ouro em Sais de Prata-Memórias do Café

Do êxito ao êxodo, caminhos da cafeicultura na região norte do Paraná. Documentário realizado em distritos da zona rural de Londrina traz entrevistas com trabalhadores e ex-trabalhadores do café e as memórias em torno de fotografias produzidas entre 1957 e 1970 por Armínio Kaiser, ex-funcionário do Instituto Brasileiro do Café.

Fonte: Câmara Clara

Os Filhos do Café – 1980

Documentário produzido pela TV Coroados (atual RPC Londrina) em 1980, destacando os efeitos da geada negra no norte do Paraná, principalmente na região de Londrina, aonde era concentrado as maiores negociações envolvendo o produto, tanto para o Brasil quanto para o exterior. “Filhos do Café” conta a formação das cidades do norte do Paraná, o café como principal atração para a colonização, a geada negra e os impactos econômicos, e as mudanças no trabalho e no desenvolvimento da região.

Fonte: Eliel Fernandes

História do Café da Colômbia

Documentário sobre a cafeicultura Colombiana, o famoso café colombiano, a história, plantações e processos.

Fonte: Revista Cafeicultura

Caffè Sospeso

O documentário relata a paixão por café pelo olhar dos protagonistas. Há momentos que somos transportados para o balcão e sentimos o aroma do café moído e extraído na hora.

Mulheres do Café no Brasil

Documentário com depoimentos de mulheres produtoras e meeiras de café visando promover o livro Mulheres do Café no Brasil. Com o objetivo principal de promover as mulheres (urbanas e rurais) envolvidas no sistema agroindustrial do café no Brasil, criando laços sinérgicos entre diferentes instituições que estudam o tema e também entre as mulheres que lidam com esse produto, do campo à xícara, em diferentes regiões produtoras do Brasil.

Fonte: IWCA Brasil

LIVROS

Café um grão de história (Coffee – A Bean’s Worth of History)

“Café – Um Grão de História” representa uma nova referência de leitura para os amantes do café. O livro aborda o protagonismo do café diante de importantes transformações sociais, políticas e econômicas. Além de imagens lindas e históricas nunca antes publicadas.

Autor: Sérgio Túlio Caldas

 

 

 

O Sonho do café – Andrea IIIy

O livro conta a história de tradição, inovação e qualidade da empresa illycaffè, Andrea IIIy, empreendedor visionário que comanda a empresa compartilha toda a trajetória da sua família e da sua empresa rumo a concretização do sonho do seu avô Francesco quando criou a marca: oferecer ao mundo o melhor café.

O livro oferece uma mensagem positiva de como a paixão e o trabalho duro pela qualidade do café, transformam uma xícara de café em um encontro de culturas, aromas, sabores, inovação, arte,e histórias.

Autor: Andrea IIIy

 

 

Mulheres do Agro

Livro inspirador de mulheres que fazem a diferença no agronegócio.O livro aborda histórias de superação feminina no agro, exemplos de gestão, liderança, inovação e competência com um olhar sistêmico e humanizado sobre o dia a dia no campo, para vencer todos os desafios dentro e fora da porteira.

Autoras: Andrea Cordeiro | Mariely Biff | Roberta Paffaro | Ticiane Figueiredo

 

 

 

 

Da origem do café

Livro direcionado aos apaixonados por essa deliciosa bebida. Um guia completo para profissionais do café e coffee lovers com uma linguagem leve e inovadora,traz um conteúdo amplo sobre o complexo caminho que percorre o grão até chegar ao barista e, logo depois à xícara, além de receitas no final do livro com drinques à base de café.

Autor: Edgard Bressani

 

 

Ao Aroma do Café – Fotografias de Armínio Kaiser

Fotografias inéditas que estiveram guardadas por mais de meio século. Imagens da cafeicultura nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia, registradas entre as décadas de 1950 e 1970 por Armínio Kaiser – então agrônomo do Instituto Brasileiro do Café.

Com prefácio de Ana Luiza Martins e artigos de Paulo César Garcez Marins, Vitor Carvalho, Armínio Kaiser e organizadores. Um convite a novos olhares sobre a cultura do café no Brasil.

Segue abaixo o documentário do livro sob a sonoridade da viola caipira, historiadores, agrônomos, trabalhadores do café e familiares de Armínio Kaiser dão voz as fotografias de Armínio.

Faça um Tour Virtual no Salão do Pregão

Museu do Café em Santos -Sp- Tour Virtual

Faça um tour virtual por um dos principais atrativos do museu o “Salão do pregão”, local onde as sacas de café eram negociadas durante o funcionamento da antiga Bolsa Oficial de Café. O tour mostra as três telas de Benedicto Calixto e o vitral “A epopeia dos bandeirantes.”

E você o que achou da nossa matéria? Tem alguma outra dica? Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *