Pausa para o cafezinho: crianças e a idade certa para tomar café

Imprimir
*Por Lilian Trigolo

Quem resiste aquele aroma único logo pela manhã?! Tão comum quanto tomar um cafezinho é ter crianças por perto observando este típico hábito dos pais. E qual seria a quantidade certa e idade para as crianças degustarem essa deliciosa bebida?!

Existem algumas alegações de que quando as crianças bebem café, isso interfere na sua absorção de cálcio e, consequentemente, afeta seu crescimento. No entanto, há poucas evidências para apoiar isso, especialmente porque nos países escandinavos , as crianças começam a tomar café muito jovens, e elas parecem crescer perfeitamente saudáveis (e geralmente muito altas).

O café tem muitos benefícios, como antioxidantes, minerais, vitaminas e pode até deixar a criança mais desperta na hora da lição de casa. Segundo o pediatra Antranik Manissadjian, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o ideal é deixar a criança conhecer a bebida só depois dos dois anos de idade e apenas por meio de poucos goles. A partir dos seis anos, ela pode beber uma xícara por dia no máximo. “O ideal é que a bebida seja mais fraca e oferecida com mais leite do que café (¾ de leite para ¼ de café)”, informa. Dessa forma, a criança se satisfaz com a quantidade da bebida, ingere menos cafeína e mais cálcio e zinco.

O café não deve ser oferecido no período noturno, para evitar picos de energia que eventualmente interfiram no sono e na disposição da criança, sendo então o melhor momento para ingeri-lo no café da manhã. Saber dosar a quantidade de café que seu filho ingere é o ponto crucial de toda discussão acerca do tema. Se optar por introduzir café no cotidiano do seu filho, certifique-se de observar qualquer alteração no comportamento dele.

Segue um vídeo clássico para quem viveu a infância na década de 70, alguns devem conhecer esse comercial de café da época:

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco! Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *