Pausa para o Cafezinho: Consumo de até 25 xícaras de café por dia não faz mal ao coração, revela novos estudos

Imprimir
Por Lilian Trigolo

O impacto dos benefícios do café para a saúde, tem sido um tema bastante divulgado e explorado por alguns cientistas.

Mas a boa notícia é para os coffee lovers de plantão, que tomam doses elevadas de café todos os dias, saiba que essa xícara pode estar fornecendo muito além daquela energia matutina.

O café não é prejudicial para o coração com pessoas que consomem até 25 xícaras por dia, segundo um estudo financiado pela British Heart Foundation (BHF).

Os pesquisadores rejeitaram sugestões de que o consumo excessivo de cafeína pode causar o endurecimento das artérias, como sugerido em estudos anteriores sobre os seus efeitos na saúde.

O novo estudo, realizado por cientistas da Universidade Queen Mary de Londres dividiu 8.142 pessoas em três grupos para o estudo.

No primeiro grupo foi formado por pessoas que bebiam menos de uma xícara de café por dia. O segundo, dos que bebiam entre uma e três xícaras por dia, e o terceiro era daqueles que bebiam mais de três. Algumas pessoas do último grupo bebiam até 25 xícaras por dia, embora o número médio de pessoas nesse grupo fosse de cinco xícaras diárias.

Os pesquisadores descobriram que mesmo aqueles que bebem até 25 xícaras de café por dia não tinham mais probabilidade de enrijecer as artérias do que aqueles que bebiam menos de uma xícara por dia.

Todos os participantes do estudo mais recente foram submetidos a exames de ressonância magnética e de ondas de pulso infravermelho, e os resultados se mantiveram mesmo depois de fatores como idade, peso e tabagismo foram levados em conta.

“Apesar da enorme popularidade do café em todo o mundo, diferentes relatórios podem tirar as pessoas de apreciá-lo. Embora não possamos provar um nexo de causalidade neste estudo, nossa pesquisa indica que o café não é tão ruim para as artérias como os estudos anteriores sugerem”, disse o Dr. Kenneth Fung, da Universidade Queen Mary.

Então fãs de altas doses de café expresso e daquele coado incrível podem saborear sem medo, ao que tudo parece.

E você o que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *