Pausa para o Cafezinho: Cidades polonesas utilizam borra de café para limpar o gelo ao invés de sal e areia

Imprimir
Por Lilian Trigolo

Enquanto a Polônia luta contra o inverno gelado e com a neve, algumas autoridades locais começaram a experimentar espalhar borra de café em caminhos e calçadas. Eles esperam que esta seja uma forma mais ecológica de abrir caminhos do que utilizar o sal e a areia.

O departamento de parques e hortaliças em Cracóvia, a segunda cidade mais populosa da Polônia, deu início à tendência seguindo o exemplo de Lviv na Ucrânia, que lançou recentemente um projeto piloto usando borra de café doada por cafés locais. “Inspirados pelo povo de Lviv, faremos experiências com o uso de borra de café para a manutenção de caminhos e avenidas em um de nossos parques em Cracóvia”, anunciou o departamento.

A cidade expandiu a experiência para uma seção dos caminhos em Planty, o anel verde que circunda o centro histórico de Cracóvia e do Parque Lotników Polskich (Parque dos Aviadores Polonês). Os caminhos tratados com a borra de café serão marcados separadamente daqueles tratados com areia, portanto, os pedestres podem ter uma escolha. “Todos serão capazes de verificar a eficácia desse método por si próprios”, relatou Piotr Kempf do departamento de hortaliças da cidade, acrescentando que mais de 50 cafeterias locais já se ofereceram para fornecer através de um programa de coleta e voluntariado a borra de café.

A ideia tem várias vantagens, de acordo com Green Projects, um blog que sugeriu experimentar a experiência de Lviv em cidades polonesas.

Além de reciclar resíduos, melhora a qualidade do solo, protege as patas dos cães que podem ser prejudicadas pelo sal, isso sem contar o aroma gostoso do café que pode revitalizar os caminhantes. Uma vez secos, a borra do café deve ter uma qualidade abrasiva que ajuda a derreter o gelo.

Autoridades municipais do distrito de Ursynów, na capital da Polônia, Varsóvia, também começaram a fazer experiências com o uso de borra de café em calçadas adjacentes à prefeitura. “Sim, estamos fazendo um estudo piloto sobre café!” o vice-prefeito do distrito, Bartosz Dominiak, confirmou em um post no Facebook. “Nosso objetivo é, acima de tudo, coletar experiências e opiniões dos residentes para o futuro.”

O prefeito de Wojkowice, uma pequena cidade no sul da Polônia perto de Katowice, também demonstrou interesse na ideia. Ele apelou aos cafés locais para que deixassem as borras de café em uma lixeira exclusiva para que pudessem ser usados como parte de um projeto piloto, relata o Gazeta Wyborcza.

O experimento de Lviv foi ideia de Iryna Orshak, conselheira do prefeito, que ouviu falar de iniciativas semelhantes em outras partes da Europa. “Em outros países, eles lutam contra o gelo dessa forma. Eu me perguntei: por que não podemos fazer isso aqui, já que Lviv é considerada a capital do café na Ucrânia?! Os residentes de Lviv gostam de tomar café, e existe uma grande rede de cafés, então talvez pudéssemos tentar esse método ”, disse Orshak para o Lviv1256.com, um site de notícias local.

A borra de café é mais esteticamente agradável no ambiente natural do parque, observou Orshak, acrescentando que espera que o esquema seja “uma boa solução ecológica e econômica, porque as cafeterias nos fornecem esse recurso gratuitamente”.

Os resíduos do café usado costumam ser utilizados para compostagem ou ainda como fertilizantes em jardins, e algumas redes de cafés já estão buscando iniciativas ecológicas para evitar que seus resíduos sejam desperdiçados.

São muitos os benefícios do reaproveitamento sustentável da borra de café, muitas empresas já visualizam a borra de café como um excelente material sustentável devido ao seu baixo custo e facilidade de ser obtido, já que toneladas deste resíduo são descartadas diariamente por cafeterias e restaurantes ao redor do mundo.

Essa nova alternativa de reutilização da borra de café executada nas cidades Polonesas por inspiração em Lviv na Ucrânia, além de reduzir o impacto ambiental, traz também uma valorização para as cafeterias locais neste momento tão difícil com a pandemia, enaltecendo mais uma vez essa bebida incrível que sempre nos surpreende com sua versatilidade e preenche diariamente todas as nossas manhãs com muito sabor e energia.

Fonte: Notes from Poland e Daily Coffee News

Fotos-Créditos: ZZM e Gazeta Wyborcza

E você o que achou da nossa matéria?!Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

Lilian Trigolo
Cafeicultora e Coffee Lover – apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira.

Instagram: @liliantrigolo
E-mail: lilianmg.trigolo@gmail.com