Pausa para o Cafezinho: Cafeteira Aram, novo método sustentável de espresso sem energia elétrica

Imprimir
Por Lilian Trigolo

O nosso saboroso cafezinho já acompanha o dia a dia de muitas pessoas, mas já imaginou ter uma cafeteira sustentável portátil que funciona sem energia elétrica, filtro ou cápsulas? Com o projeto do designer de produtos mineiro Maycon Aram, o objeto inovador já se tornou realidade!

Café Aram, esse foi o nome desse método tão portátil e novo no mercado. Da união de um designer e um barista surgiu a ideia de desenvolver uma cafeteira portátil, de fácil uso, que não necessitasse de eletricidade. Maycon Aram, fundador da Aram Soulcraft, produz peças de design em madeira. Tudo começou quando descobriu que seu maior prazer era fazer peças únicas, artesanais e com todo o cuidado necessário. Das suas mãos saem armações de óculos em madeira, com cores e estilos diversos. Ao conhecer Juca Esmanhoto, do Rause Café + Vinho, de Curitiba (PR), os dois passaram a trabalhar no projeto da cafeteira.

O resultado é uma bebida intensa, encorpada e com sabores e aromas potentes. Outra característica única do espresso é a espuma formada no topo, composta por bolhas minúsculas de dióxido de carbono, vapor d’água, óleos emulsificados e partículas não solúveis de café. Esta espuma recebe o nome de crema.

Por conta da alta pressão utilizada, tais características de extração só eram possíveis através das máquinas de espresso.

Mas hoje não é bem mais assim! Com criatividade e uma dose de genialidade, a Aram promete entregar o mesmo resultado de uma máquina de espresso, e o melhor de tudo isso, é uma cafeteira orgulhosamente brasileira!

O mais interessante é poder controlar a intensidade e o sabor do café a medida em que se manipula o pistão. Moagens diferentes também resultam em extrações diferentes, podendo se adaptar aos gostos de cada um. “Os objetos carregam muitas histórias, assim como cada um de nós. Nossas criações têm essa essência de resgatar a relação entre quem faz e quem usa (o produto)”, disse Maycon no vídeo promocional, ressaltando o trabalho dos artesãos responsáveis pela fabricação.

A Aram promete um espresso diferente a cada extração e uma experiência única para cada pessoa.

Estive na cafeteria Grandpa Joel’s Coffee dos empresários e produtores de café Paula Dias e Pedro Dias de Santa Rita do Sapucaí, a cafeteria já é referência por sua criatividade colaborativa, e agora disponibiliza aos seus clientes esse novo método de fazer um espresso.

Quem nos apresentou esse novo método foi a barista e administradora da Granpa Joel’s Coffee Fernanda Andery, que disse ser um dos métodos mais pedidos na cafeteria, segundo Fernanda o cliente gosta de ter novas experiências sensoriais, e isso também inclui essa diferenciação do método Aram para o espresso que pode ser servido inclusive na mesa, não requer uma fonte de energia, mas você tem que ter um meio separado para aquecer a água e moer os grãos.

O espresso estava delicioso, super encorpado e com aquela crema espetacular!!

E você quer ter uma Aram na sua casa?! E preparar aquele espresso top todos os dias?! A Aram junto com a Grandpa Joel’s Coffee estão dando um desconto exclusivo basta acessar: www.br.aram.coffee

Use o código aramgrandpajoels e adquira o seu Aram para aquele espresso perfeito na sua xícara.

Segue um tutorial básico da cafeteira feito por um dos criadores da Aram Maycon Aram :

O que achou da nossa matéria?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

Fotos: @lis_fotos

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *