Pausa para o Cafezinho: Cafeicultora de Varginha ensina método canadense no preparo de café

Imprimir
A Coluna Pausa para o Cafezinho desta semana é na aconchegante e charmosa fazenda dos Tachos, localizada em Varginha no Sul de Minas Gerais, cidade reconhecida como pólo de comercialização do café.

Com grande tradição na região pela qualidade de seus cafés, a fazenda dos Tachos reúne história, sabor e cultura com todas as características de uma autêntica, histórica e tradicional fazenda mineira, cercada por uma natureza exuberante, e com um rico acervo particular da família desde 1780.

Maria José Vilela Rezende Bernardes (conhecida carinhosamente como Dona Zezinha), cafeicultora e proprietária da Fazenda dos Tachos, disse que mesmo em época de pandemia, o movimento de clientes e turistas na fazenda se manteve, já que a fazenda também é point de ciclistas e cavaleiros, que recarregam suas energias com uma boa dose de café acompanhado pelos quitutes caseiros deliciosos preparados pela Dona Zezinha.

Ela relata ainda que todas as prevenções estão sendo seguidas cautelosamente, como o uso de máscaras e álcool gel e distanciamento entre as mesas todas ao ar livre, tanto na cafeteria quanto no restaurante instalados dentro da fazenda.

Tomar um café seja qual for o método de sua escolha, já é um assunto matinal repleto de rituais para grande parte das pessoas.

Dona Zezinha nos ensina a fazer um café em um método de preparo diferente de grande parte de outros de origem japonesa, este é um método de preparo canadense e sustentável esculpido em um bloco de madeira cerejeira, que dispensa o uso de filtros de papel (zero desperdício) sendo utilizado um filtro de aço reutilizável, super fácil de limpar, utilidade e beleza com garantia vitalícia.

Adelino Roberto Bernardes Semboloni, marido de Dona Zezinha, reproduziu artesanalmente com muita competência o método, ficando muito similar ao original,o Wooden Coffee Maker (Cafeteira de Madeira) foi produzido em Toronto no Canadá por uma empresa de design e panteado pela marca Canadiano, entregando na xícara um sabor distinto.

O diferencial deste método,está justamente na harmonização do sabor e do aroma do café com a madeira, já que a madeira absorve os óleos dos grãos do café a cada extração, proporcionando um café encorpado, suave e com uma textura aveludada.

Como é bom sentir todas as sensações que o café nos remete, tenho lembranças únicas da minha adolescência na época com 17 anos, de ir nas festas juninas da Fazenda dos Tachos, acho que muitas pessoas da minha geração compartilham do mesmo e único sentimento de saudade destas festas que eram um grande evento na cidade, e do cheirinho inconfundível de café ali presente próximo ao restaurante.

A Dona Zezinha, Adelino, Thiago e toda família da Fazenda dos Tachos toda a minha admiração e carinho pelo trabalho incrível que fazem na região movimentando também o turismo rural.

VIDEO FAZENDA DOS TACHOS DONA ZEZINHA ATUALIZADO.mp4_snapshot_01.40

Em tempos de pandemia, possamos nos dar conta da beleza natural do nosso habitat, fazendo uma reflexão também ambiental de como administramos os nossos meios de produção e nossos recursos naturais, buscando através de uma agricultura sustentável, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta garantindo a preservação do meio ambiente às gerações futuras.

E seguimos firmes na busca da valorização de toda a cadeia do café, em especial os pequenos cafeicultores, torrefadores e cafeterias.

Ficou com vontade de provar o café especial da Fazenda dos Tachos neste método? Eu já provei e tive  uma experiência sensorial única na xícara, agende a sua visita!

Quer conhecer um pouco mais sobre a história dessa família?

Instagram: @Fazenda_Dos_Tachos @zezinha_rezende

Facebook: https://pt-br.facebook.com/fazendadostachos

Site: http://www.fazendadostachos.com.br/

Horário de funcionamento:

Restaurante: sábados, domingos e feriados a partir das 11:00 horas.

Cafeteria: Necessário agendar horário.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.