Pausa para o Cafezinho: cafeicultor fala sobre o novo projeto Coffee ++

Imprimir
A Coluna Pausa para o Cafezinho desta semana é sobre a trajetória de empenho, dedicação,inovação e paixão pelo café do cafeicultor Leonardo Montesanto Tavares.

Leonardo é natural de Belo Horizonte, é a 3ª geração da família na produção de café, seu avô Aprígio Tavares iniciou as atividades no setor em 1953, e depois junto com o seu pai Ricardo Tavares impulsionaram o setor cafeeiro, atuaram na indústria alguns anos e depois focaram na exportação e na produção de cafés de qualidade.

Ricardo Tavares é presidente do grupo Montesanto Tavares que reúne as empresas (Atlântica Coffee, Cafebras e Ally Coffee) uma junção que esquentou o setor cafeeiro no mercado interno e externo, com vasta experiência em todas as etapas do setor cafeeiro desde a originação dos cafés até a venda dos blends no mercado externo, além dos cafés produzidos nas próprias fazendas, a empresa também compra cafés de pequenos cafeicultores, agregando valor a agricultura familiar.

Assim como seu pai e avô, Leonardo com seu jeito simples também tem em seu DNA esse lado empreendedor nato.

A história de Leonardo com café vem desde que nasceu, confessa que fez de tudo para não trabalhar com café, trabalhou em lava jato, transportadora, relata que sofreu muito no Porto de Santos, mas acabou se rendendo aos encantos deste grão que já atravessa gerações na sua família, ficou 6 anos se dedicando na frente das fazendas do grupo Montesanto Tavares, uma delas é a Fazenda Primavera que começou o trabalho em 2015.

Ele nos conta, que acredita muito nas pessoas certas no lugar certo, e depois de 3 anos de trabalho intenso com a equipe certa surgiu o reconhecimento de toda essa dedicação com o prêmio do Cup Of Excellence promovido pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em 2018 os grãos de café da Fazenda Primavera, localizada em Angelândia, Norte de Minas,ganhou em 1º lugar o campeonato atingindo um lance histórico dos cafés vencedores.

Com uma pontuação de 93,89 pontos, a Fazenda Primavera foi um dos destaques com o café Geisha, sendo o café mais pontuado do mundo entre os campeonatos do Cup Of Excellence que acontece em mais de 15 países produtores de café, “então podemos afirmar que em 2018 tivemos um café brasileiro como o mais pontuado do mundo, isso é um mérito das pessoas que fizeram este café da Fazenda Primavera, finaliza Leo.

A Fazenda Primavera também foi ganhadora ano passado do Cup Of Excellence em 2º lugar, destacando a consistência na qualidade.

Leonardo se prepara agora para um novo desafio junto com os seus sócios Rafael Terra e Pedro Brás, o lançamento da empresa Coffee++, que nasce com o propósito de falar de cafés super especiais produzido por pessoas especiais.

O projeto da Coffee ++,nasceu em novembro do ano passado bem antes do covid-19, mas com o cenário da pandemia toda a área de produção está tomando as medidas de prevenção, e segundo Leonardo, felizmente todos estão voltando as atividades com as aberturas das lojas, todo mundo está querendo se reencontrar para se abraçar e se beijar, e as cafeterias são lugares maravilhosos para grandes encontros,os baristas fazem um trabalho maravilhoso todo mundo difundindo a cultura do café especial no Brasil”, finaliza ele.

A Coffee ++ será uma loja virtual com o intuito de fazer uma conexão entre os produtores e consumidores, levando as histórias dos produtores que dão orgulho a todos nós brasileiros, e que fazem um trabalho com muita dedicação além de serem apaixonadas pelo que fazem.

Segundo Leonardo, a intenção é proporcionar aos consumidores cafés maravilhosos que temos no Brasil, já que sabemos que grande parte desses cafés são exportados, inclusive essas jóias que querem deixar aqui no Brasil colocando isso de uma forma bacana e facilitando esse acesso.

A data de lançamento está marcada para o dia 06 de outubro, e o dia tem um propósito especial, já que sua família comemora 67 anos na cafeicultura,uma trajetória que enche Leonardo de muito orgulho iniciada pelo seu avô Aprígio Tavares e seu pai Ricardo Tavares, e que simboliza também o recomeço de tudo de novo voltando para a indústria com a empresa Coffee ++.

Leonardo diz que o café aproxima as pessoas, e fala com bom humor que ele por exemplo não convidaria alguém que não gosta para tomar um cafezinho, também dá dicas sobre a validades dos cafés em grãos e torrado e moído, segundo ele é sempre bom observar as datas nas embalagens de cada um, já que cada fabricante possui a sua tecnologia.

Já para conservar cafés verdes super especiais além da embalagem de juta tradicional,eles utilizam a embalagem GrainPro, eles já provaram alguns cafés com 1 ano de armazenamento e preservou bastante mas nenhum estudo ainda determina qual realmente é o prazo que esta embalagem consegue manter as propriedades do café.

Uma das maiores virtudes dos brasileiros é não desistir nunca, o mercado de café não diminuiu,as pessoas não pararam de tomar café,temos que continuar fazendo o que sempre fazemos um trabalho com dedicação, ele ainda enfatiza que através da Coffee ++ quer fazer um trabalho bem bacana para difundir a cultura do café especial no Brasil, mostrando que produzimos os melhores cafés do mundo.

Os cafés especiais estão em expansão no mercado, sendo atraídos não apenas pela qualidade dos grãos, mas pela ligação de valores socioambientais, além das muitas histórias por trás de cada xícara, ver essas transformações, oportunidades, e conexões direto com o consumidor agregando valor e propósito a todos os cafeicultores e especialmente aos pequenos cafeicultores nos enche de alegria e motivação, que possamos sempre compartilhar experiências e boas notícias fortalecendo a cultura do café do Brasil em prol de todos os elos da cadeia cafeeira.

Quer conhecer mais sobre a Coffee ++ e viajar nesse universo de cafés super especiais?

Instagram: @coffeemais @leomontesanto
Site: https://coffeemais.com/

Um ótimo fim de semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.