Pausa para o Cafezinho: cafeicultor e proprietário de torrefação deixa recado aos leitores da coluna

Imprimir
A Coluna Pausa para o Cafezinho desta semana é sobre a quinta geração de uma família de cafeicultores da Fazenda Córrego do Barreiro localizada em Três Pontas no Sul de Minas Gerais, e quem nos conta essa história de superação, luta, e muito amor envolvido é o cafeicultor e mestre de torra Pedro Gabriel de Oliveira.

Pedro é o filho caçula do Sr. Mauro Luiz de Oliveira e da Sra. Dirce Aparecida de Oliveira, e nos relata que desde muito novo já trabalhava na lavoura para sustento de sua família.

Seu pai iniciou o plantio em meados de 1998 com muita luta, nada ainda era mecanizado na época, o trabalho era intenso e havia pouco retorno financeiro, o café era mesmo uma paixão e sonho de uma vida melhor.

Pedro relembra desta época de descarregar as mudas do cultivar Acaiá, variedade arábica proveniente do cruzamento entre Bourbon Vermelho e Sumatra, todos estavam dentro de um fusca bege, e a carroceria da Mercedes antiga cheia e valas estavam sendo preparadas.

Os anos se passaram, e com muito trabalho e dedicação, as lavouras de café se desenvolveram, e a busca para melhorar os processos e diminuir os custos foram primordiais para a família continuar na atividade.

Através de um acompanhamento técnico de qualidade, foram realizadas todas ações recomendadas para boa saúde e nutrição das plantas, visando aliar produtividade com a excelência dos grãos na bebida.

O ponto chave para melhorar a qualidade, foi voltar todas as atenções no período de safra, substituindo os métodos usuais à técnicas de colheita e pós-colheita, e com eficiência comprovada por estudos científicos conseguiram melhorar o que a pequena lavoura tinha a oferecer.

Depois da conclusão de seu curso de graduação na Universidade Federal de Lavras-UFLA, Pedro retornou para dentro da porteira no intuito de agregar valor à lavoura junto a sua família. Com planejamento e aos poucos, foram estruturando uma micro torrefação para dar continuidade ao trabalho exercido na fazenda.

E o sonho de construir sua própria torrefação foi se tornando realidade, em um espaço cedido pelos seus pais, e projetado pela sua esposa Pollyana Augusto Pinto formada em Engenharia de Alimentos na UFLA, e que exerce hoje na empresa Três Marias em Varginha a função de Coordenadora de Qualidade, com essa união e colaboração da família, foi então construído pelo seu irmão a torrefação Nobre Safra Cafés Especiais localizada na cidade de Varginha, que conta com um espaço acolhedor de 40 m².

Pedro nos conta que sem capital de giro, funcionários ou conhecimento administrativo adequado o início não foi fácil. Mas com muita dedicação, amor pelo grão e aprendizado aos poucos foram surgindo parceiros que se tornaram amigos, e que seguem juntos trilhando esse caminho na cadeia cafeeira, conscientizando consumidores, e o principal buscando a valorização no mercado.

Eles também possuem a própria marca de café chamada Nobre Safra Cafés Especiais com cafés de qualidade vindo direto da fazenda, com uma altitude de 957m, e hoje processam aproximadamente três toneladas de cafés superiores, gourmet e especiais por mês. Também oferecem serviço de terceirização para pequenos cafeicultores, aonde algumas marcas regionais confiam no fruto precioso do trabalho que executam, visando condições justas e transparência em cada processo.

Segundo Pedro, é gratificante ver a Nobre Safra Cafés Especiais nas xícaras e lares de mais e mais brasileiros. Pensar que o café foi produzido por ele e pela sua família, aonde ele e seu pai controlavam as braquiárias tocando a cavalo e manejando a esteira de arrasto, realmente chega a emocionar e brilhar seus olhos ver que todo esse intenso trabalho teve um excelente resultado.

Ele ainda ressalta que contribuir com os produtores que viram nesse mercado a mesma oportunidade também é fundamental, pois toda forma e complemento de renda no campo é sempre bem- vinda, e que longe de ser uma grande indústria e sabendo de suas limitações, seguem orgulhosos por serem um pequeno elo de um mercado em expansão.

“Café especial é mais uma nota protocolada para mim, se resume ao cuidado de pequenos cafeicultores que depositam em seu trabalho na lavoura a esperança de uma vida melhor”, finaliza Pedro.

Pedro deixa ainda um recado a todos os leitores do blog e cafeicultores: “Quanto a pandemia, são tempos complexos para toda atividade. O momento é de se resguardar, para saúde familiar e o bem coletivo. Exercer as atividades seguindo os protocolos recomendados, tomando cuidados adicionais às boas práticas de produção e sanitária já existentes. Para o setor de especiais, por experiência, é uma época de desafios devido a queda brusca na demanda de produtos de alto valor agregado. A busca por novas formas de vendas é uma saída, por meio da internet e plataformas de comunicação direta com os consumidores. O desafio de conscientizar o público acerca de bons cafés não pode parar, portanto a difusão de informações nunca se viu mais necessária. Mas bons tempos virão e desejo todo o melhor aos envolvidos no mercado cafeeiro.”

Que através das dificuldades enfrentadas no setor cafeeiro global, especialmente com a luta dos pequenos cafeicultores para cobrir seus custos operacionais, possamos sempre unir forças, trocar experiências e especialmente valorizar o trabalho de muitas famílias de cafeicultores e de trabalhadores no setor que buscam através deste grão o seu próprio sustento, realizando um trabalho excepcional de entrega, paixão e esperança em cada xícara de café.

Desde o começo de abril, no início desta pandemia compartilhamos lindas histórias de empenho e muito amor em cada processo, se inspire nessas histórias, conheça todos os atores desta cadeia incrível do café especial!!!
Valorize o pequeno cafeicultor, a pequena torrefação e a pequena cafeteria!!

Quer conhecer mais sobre a história dessa família e a torrefação Nobre Safra?!

Instagram: @nobresafracafes
Site: https://www.nobresafracafes.com

Uma ótimo fim de semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.