Pausa para o cafezinho: Café Raf – o típico café da Rússia

Imprimir
A Copa do Mundo está bem perto e todos os holofotes estão voltados para a Rússia. Certamente ouviremos falar muito do país, dos seus costumes, da sua cultura e da sua gastronomia. Assim, resolvemos ajudar a divulgar essa nação tão extraordinária apresentando uma das suas delícias locais.

A cultura do café não nasceu na Rússia, mas algumas boas idéias sobre a bebida têm surgido no país. Fazem apenas duas décadas que o verdadeiro café, feito a partir de grãos torrados, tornou-se hábito comum no dia a dia dos seus cidadãos.

O café Raf é um dos drinks mais populares de Moscou, capital da Rússia inventado por volta de 1996 em uma cafeteria chamada Coffee Bean.

O homem que criou o Raf é Rafael Timberbaev, ele era visitante freqüente da cafeteria, e preferia seu café com leite. Portanto, um dia, ele decidiu pedir uma “boa xícara de café com leite”. O barista de plantão naquele dia aceitou o desafio, e então ele adicionou um pouco de creme, e açúcar de baunilha a um café expresso .E então, uma obra-prima do café russo passou a existir.

Timberbaev começou a pedir a bebida regularmente e logo outras pessoas começaram a segui-lo. Os gerentes da cafeteria rapidamente adicionaram a escolha de Rafael ao cardápio, batizando-o de “Raf”; A principal peculiaridade do café Raf é que o creme é batido com café expresso ao mesmo tempo, tornando a bebida espessa e incrivelmente delicada.

Atualmente, esta bebida já possui inúmeras variações, porém, a receita original é fácil e não inclui muitos ingredientes. Ela pode ser facilmente preparada por você em sua casa e é uma excelente opção para servir acompanhando um delicioso bolo enquanto assiste aos jogos pela televisão.

Quer saber como preparar o Raf ? Conheça a receita tradicional desse cafezinho russo abaixo.

Ingredientes:
• 35 ml de café moído
• 100 ml de creme de leite
• 1 colher de sopa de açúcar
• 1 colher de sopa de açúcar de baunilha

Modo de Preparo:
Aqueça uma xícara para o drinque. Coloque o Café moído e todos os outros ingredientes em uma coqueteleira e misture. Despeje a mistura na xícara aquecida e decore com chantilly. Se quiser, você também pode incrementar seu café russo com caramelo ou chocolate. A receita pode ser modificada incluindo vodca, tornando-se uma
combinação bem típica da Rússia. Pronto, agora é só sentar no sofá e acompanhar os jogos.

Fonte: http://www.cafemarquesdacosta.com.br/receitas/cafe-ruf/

E você o que achou da nossa matéria?! Já provou o Raf?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo e saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

One thought on “Pausa para o cafezinho: Café Raf – o típico café da Rússia

  • 15/06/2018 at 11:11 pm
    Permalink

    Lilian, muito obrigada pela dica maravilhosa!!!
    Deve ficar perfeito!!!
    Vamos experimentar o Raf!!!!
    Grande beijo

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *