Pausa para o cafezinho: As Mulheres do Café

Imprimir
Por Lilian Trigolo

O dia internacional das mulheres está chegando, e antecipando um pouco as comemorações nada mais justo que enaltecer essas mulheres guerreiras do campo que nunca desistem diante dos obstáculos, e ainda conseguem se reinventar e se adequar mesmo com as oscilações do mercado.

As mulheres do café tem desempenhado um importante papel na produção agrícola global, investindo na melhoria social, nos padrões de qualidade, no comércio justo e principalmente na igualdade de gênero.

Mesmo enfrentando ainda algumas dificuldades, as mulheres do campo vão além dos limites da porteira, buscando sempre informações, treinamentos e recursos agrícolas que felizmente hoje têm mais acesso, e o café faz parte desta história, a indústria hoje depende também do trabalho das mulheres para tornar essencial e sustentável o fornecimento de café.

Pois parte das mulheres do café hoje, estão de alguma forma fazendo parte na tomada de decisão das fazendas e buscando melhorias para a sua comunidade rural, além das mulheres fora da porteira que exercem outras atividades dentro da cadeia com muita competência seja no setor de qualidade, torra , ou como barista entre outras funções em algumas empresas e cafeterias, e que estão dando cada vez mais abertura e espaço no setor, valorizando essas mulheres.

Pois nós mulheres sabemos todas as nossas dificuldades até aqui, o quanto nos dedicamos e mergulhamos de cabeça, alma e coração em tudo o que fazemos, e o quanto essa caminhada pode ser árdua na maioria das vezes, mas é com muita determinação que vamos vencendo essas etapas.

Toda essa colaboração e amor ao campo, vem transformando as mulheres como protagonistas na produção de café, pela sua sensibilidade, dedicação e olhar diferenciado inclusive na qualidade do café, desde a seleção dos grãos maduros nas lavouras até a comercialização fazendo esse elo direto com os consumidores.

Não podemos negar que ainda temos muito para avançar, mas é um grande orgulho presenciar todo esse caminho percorrido, se inspirar e aprender cada dia mais com essas histórias, ver o brilho no olhar de cada uma dessas mulheres por cada conquista alcançada!!

Pois nesse mundão do café tem espaço para todos, homens e mulheres, o importante é seguirmos juntos pelo café e pelo agro, pela igualdade, e pela valorização, sem perdermos jamais a nossa essência!!!Juntos somos melhores!!

Minha singela homenagem a todas as mulheres incríveis do café e do agronegócio que fazem seu trabalho com tanta vontade, verdade e paixão!

Foto: Márcia Amaral (Cafeicultora de Ilicínea-MG que executa um trabalho lindo na sua comunidade, na colheita seletiva na safra do ano passado)

E você o que achou da nossa matéria? Quem é a mulher que tanto te inspira?! Compartilhe conosco!

Uma ótima semana a todos, abraço e até o próximo saboroso cafezinho.

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *