Pausa para o Cafezinho: 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Imprimir
Por Lilian Trigolo

O CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio encerrou sua 4ª edição com resultados extraordinários. O evento, que foi realizado nos dias 8 e 9 de outubro, no Transamerica Expo Center em São Paulo, recebeu 1.900 congressistas que se reuniram para debater o tema “Agir – Ação Global: Integração de Redes”, que norteou a programação do encontro.

Destacar cases de sucesso, trazer novidades para o setor, reproduzir conhecimento e promover networking entre mulheres de todo o país são algumas das principais características do evento que contou com painéis divididos em quatro Arenas de Conhecimento, que se aprofundaram nas tecnologias, gestão da produção agroindustrial e agregação de valor de cada uma das principais cadeias de produção brasileiras: algodão, café, carnes, grãos, sucroenergética, florestas, leite e hortifruticultura.

O objetivo foi entender a realidade e as particularidades de cada cultura, gerar discussão e aprendizagem entre os palestrantes e os participantes, promovendo a troca de experiências.

No painel do café, Patrícia de Carvalho Souza Ferreira, Gerente de Cafés Especiais do Grupo 3 Corações ressaltou o cuidado e a paixão que a marca dedica ao café, desde o grão à xícara dando visibilidade e agregando valor ao trabalho das cafeicultoras de todo o Brasil através do projeto social Florada, desenvolvendo toda a cadeia através da conexão entre produtores de café e consumidores gerando valor para o consumo de cafés especiais.

Também foi lançado o livro “Mulheres do Agro: inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira” (editora Letramento), escrito pelas autoras Andréa Cordeiro, Mariely Biff, Roberta Páffaro e Ticiane Figueiredo foi dividido em nove capítulos, e apresenta cerca de 40 histórias inspiradoras de produtoras rurais, pecuaristas, empresárias de sucesso e executivas que ajudam a construir diariamente um agro mais inovador, inclusivo e forte.

“Com a presença cada vez mais marcante da mulher em posições de importância no setor, temos no Congresso uma oportunidade de reunir essas representantes e promover um espaço para debates e, principalmente ouvi-las, visando entender quais são seus objetivos e angústias”, destacou a Show Manager do CNMA, Renata Camargo.

Para Alexandre Marcilio, diretor do Transamerica Expo Center, o CNMA representa um espaço democrático no qual as mulheres podem enfatizar a sua importância no agronegócio, promovendo a troca de experiências e integrando essa rede. “Podemos dizer que o Congresso tem rendido bons e importantes frutos. Temos seguido com sucesso a nossa missão de promover um ambiente de debate entre as protagonistas deste setor, tão importante para o nosso país”.

Uma das atrações mais esperadas do evento foi o #MinhaVozNoAgro, que buscou firmar um dos objetivos do evento, que é evidenciar a importância de fortalecer uma rede feminina do agro para auxiliar nos desafios e compartilhar as conquistas entre as mulheres que atuam no setor. Para isso foram convidadas ao palco 15 mulheres para dividirem suas experiências com as outras participantes.

Outro assunto em evidência no 4º CNMA foi a solidariedade, por meio do espaço destinado à campanha ‘Lenços do Agro’. As doações recebidas no evento serão repassadas para um centro de referência de tratamento do câncer de cada estado participante. Esse ano a meta é colaborar com centros de tratamento em todos os 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal.

A 5ª edição do CNMA – Congresso Nacional do Agronegócio já está confirmada. O evento será realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2020, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Neste ano, o Congresso contou com uma novidade: a realização simultânea do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento direcionado à nova geração do agronegócio, para jovens de 18 a 30 anos aproximadamente. A promoção, organização e realização do CNMA e do YAMI foram do Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.

O evento foi incrível, 2 dias repleto de inspiração, novos conhecimentos e conexões destacando o protagonismo das mulheres no agronegócio, muita gratidão por estar presente e presenciar mais um ano toda essa interação e inovação das mulheres do agronegócio. (Com informações e fotos de CNMA)

 

 

Lilian Trigolo
Coffee Lover-apaixonada pelo universo do café, e toda a sua cultura cafeeira, formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *