Paulistanos tem chance de ver cafezal florido somente nesta semana

Imprimir

Quem nunca viu um cafezal florido ou quer usufruir dessa beleza em plena Vila Mariana, a cerca de cinco minutos da Avenida Paulista, tem somente esta semana para visitar o Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (IB).

As copas carregadas de flores brancas anunciam que tem início mais um ciclo produtivo do café, planta que foi a responsável pelo desenvolvimento do Estado. Normalmente, a floração ocorre entre setembro e outubro e dura cerca de uma semana, quando o desabrochar atrai insetos, beija-flores, abelhas, e borboletas, devido à grande quantidade de néctar.

“Nessa etapa é necessário propiciar uma correta quantidade de água para os cafezais, de forma a garantir a produção de frutos de qualidade e uma uniformidade na colheita”, explica o diretor do IB, Antonio Batista Filho. Ele alerta: devido à rapidez do período de floração, o paulistano deve se apressar. “Teremos flores mais ou menos até quinta-feira. Isso varia de acordo com o clima, por exemplo.”

O instituto conta com pouco mais de 1.500 pés de café cereja. No passado utilizado para pesquisas de pragas, hoje o cafezal tem principalmente a função de difusão cultural e disseminação de boas práticas agrícolas (como o uso de bioinseticida desenvolvido pelo próprio IB) para a obtenção de um café de qualidade. São duas ou três floradas por ano.

Quando o café está em grão, o instituto faz a secagem num terreiro e posteriormente encaminha para o município de Caconde, numa fazenda certificada, para beneficiamento. O material volta para São Paulo, para torragem e moagem por empresas. Em dezembro ocorre a premiação dos melhores cafés, quando o produto – já embalado – é doado ao Fundo de Solidariedade do Estado. No ano passado foram obtidos 350 quilos.

O Estado de São Paulo é o terceiro maior produtor de café do País, com produção estimada 5,24 milhões de sacas beneficiadas (33,8% maior que a obtida na safra agrícola 2010/11), de acordo com o Instituto de Economia Agrícola da Secretaria (IEA).

Mais informações podem ser obtidas com a pesquisadora Harumi Hojo, pelo e-mail hojo@biologico.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 99173-8475 e (11) 5087-1704.

O IB fica avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252. As visitas podem ser feitas das 9 às 16 horas.

Ascom SAA/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *