Passos recebe o Circuito Mineiro de Cafeicultura

Imprimir

O município de Passos será o próximo da região a receber uma etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura. Será na próxima quarta-feira, dia 9, no Espaço Tropeiro, localizado dentro do Parque de Exposições. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e prefeituras municipais.

Segundo o gerente Regional da Emater-MG em Passos, Edson Gazeta, “o evento em Passos cumpre o objetivo de aproximar os elos da cadeia produtiva do café, facilitar a comunicação entre produtores, pesquisadores e extensionistas”. Para ele, prova da eficácia e sucesso do programa está no número de participantes e na frequência das etapas realizadas. “O Circuito é uma ideia inteligente e eficaz, pois consegue transmitir o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisas de forma codificada, com uma linguagem acessível ao cafeicultor”, destaca.

O extensionista local da Emater-MG, Paulo Stripari, explicou: “Durante as palestras previstas para o Circuito, produtores e técnicos do setor vão debater as novidades e experiências para melhorar a qualidade, produtividade, competitividade do café e a renda obtida com o produto. Os temas específicos que compõem a programação das etapas são definidos em função da demanda apresentada pelos produtores e técnicos de cada município.”

O evento terá em sua programação três palestras com temas voltados para a adoção de boas práticas no manejo das lavouras de café e comercialização: “Gestão da propriedade cafeeira”, apresentado pelo coordenador técnico Regional da Emater-MG de Guaxupé, Willen Guilherme Araújo; “Novo conceito no manejo de produção do café”, ministrada por Antonio Carlos da Silva, representante Comercial da Du Pont do Brasil e “Comercialização de Cafés de qualidade através do cooperativismo”, pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Milton Melo Silveira.

São esperadas cerca de 300 pessoas, dentre produtores rurais, estudantes de agronomia, lideranças, técnicos e extensionistas da Emater-MG. As inscrições acontecerão no local do evento a partir das 8 horas. Mais informações pelo telefone (35) 3521-3555.

Fonte: Clic Folha (Folha da Manhã – Passos/MG)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *