Parceria resulta em projeto de tecnificação de café clonal

Imprimir

Com o objetivo de sensibilizar os poderes públicos, municipal e estadual, sobre a importância de alavancar a produção do café, foi elaborado, em Ministro Andreazza, um projeto de tecnificação da cafeicultura local. O projeto é fruto de uma parceria entre a prefeitura local e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e da Emater.

Em reunião, que contou com a participação de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Emater, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR), Câmara Municipal, organizações rurais e iniciativa privada, o prefeito de Ministra Andreazza, Neuri Carlos Persch, anunciou a liberação do orçamento, através da Secretaria Municipal de Agricultura, para concretização do Projeto que será destinado a agricultores interessados na exploração da cultura do café. Segundo ele, já foram distribuídas 100 mil mudas de café clonal, oriundas de material genético comprovado que, se bem cuidado, tem potencial para uma produtividade superior a 100 sacas de café beneficiada por hectare.

O gerente da Emater local, Wagner Osair de Oliveira, ressalta que a exploração do café tem sido considerada uma cultura de maior expressão econômica e social no município, porém, falta uma articulação da cadeia produtiva com políticas públicas mais efetivas e da tecnologia de produção adaptadas às condições regionais. Para ele a produção local, que tem em média 15 sacas/hectare segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/2012) ainda muito baixa e falta organização da produção.

Diante de tal situação, a cafeicultura vem perdendo espaço para outras atividades no meio rural, como a pecuária de leite e corte e fruticultura, trazendo grandes consequências de cunho econômico e social para o município. “Assim, buscando alavancar a cafeicultura no município e, com a iniciativa do poder público municipal, decidimos elaborar projetos com o intuito de proporcionar bons resultados, tanto quantitativos como qualitativos ao setor”, explica o gerente.

Na ocasião o prefeito Neuri comprometeu-se em disponibilizar o transporte das mudas até as respectivas propriedades rurais, ficando o preparo da área acompanhado pela Emater, através da execução do Programa de Mecanização do Governo Estadual. Também será oferecida assistência técnica para acompanhamento da cultura desde plantio, irrigação e tratos culturais, até incentivo às linhas de crédito, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em parceria com os Agentes Financeiros.

Texto: Assessoria Emater

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *