PALESTRANTES

Confira alguns palestrantes que estarão presentes no I Seminário de Café do CCCMG, nos dias 24 e 25 de novembro de 2011, no Theatro Capitólio, em Varginha/MG. 

Fabiana D´Atri – Graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2001 e mestrado em Economia pela Escola de Economia Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, com obtenção do título em 2007. Experiência em análise econômica internacional e nacional, incluindo setorial. Trabalhou no Banco Real, na Tendências Consultoria Econômica, na Mauá Asset Managment e no Banco Bradesco BBI. Atualmente é economista do Depec Bradesco, responsável pelo acompanhamento internacional de países emergentes com foco em economia chinesa.

 

Manoel Vicente Fernandes Bertone – Secretário Nacional de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Administrador de Empresas, formado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas e Contador formado na Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis “Paulo Eiró” – Instituto de Educação “Costa Braga”. Foi Consultor de empresas agropecuárias, dedicando-se aos setores de café, açúcar e álcool e pecuária; foi cafeicultor e pecuarista em Mato Grosso do Sul; foi presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça; foi Diretor Superintendente do Conselho Nacional do Café nas gestões 2001/2003 e 2003/2005, tendo sido Vice Presidente nas gestões 95/97, 97/99 e 97/2001, Presidente na gestão 93/95 e Diretor na de 91/93; foi membro titular do Conselho Deliberativo da Política do Café – CDPC, até agosto de 2001. De Agosto de 2001 a agosto de 2005 foi membro suplente desse conselho; integrou a Câmara Setorial do Café da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; integrou a Junta Consultiva do Setor Privado da Organização Internacional do Café, representando o Conselho Nacional do Café no biênio 2001/2003; de 1990 a 2005 integrou várias das delegações brasileiras que negociam os Acordos Internacionais de Café na Organização Internacional do Café, em Londres. 

 

Frederico de Almeirda Daher – Engenheiro Agrônomo graduado pela  Universidade Federal de Viçosa – UFV Ano 1965; Especialização em Cafeicultura Empresarial pela Universidade Federal de Lavras – Anos 1997-1998; Consultor Técnico do Centro do Comércio de Café de Vitória – CCC-V; Superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – CETCAF; Diretor Presidente da PROAPEC – Consultoria e Projetos Ltda.; e Secretário Executivo da Câmara Setorial do Café do Espírito Santo.

 

 

Guilherme Braga Abreu Pires Filho – Diretor Geral do Cecafé Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; Presidente do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Deliberativo de Política Cafeeira (CDPC), a partir de 2002 a 2012; e Membro da Delegação Brasileira nas reuniões da OIC O Organização Internacional do Café.

 

 

 

Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro – Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda (Minasul); Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade  Federal de Viçosa – Escola Superior de Agrônomia – Curso de Agrônomia  15/12/1969; foi Engenheiro Agrônomo da Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais – ACAR de 1970 a 1973, foi Engenheiro Agrônomo da Cooperativa dos Cafeicultores de Patrocínio Paulista  de 1973 a 1975, foi Engenheiro Agrônomo do Grupo Executivo de Racionalização da Cafeicultura – GERCA e do Instituto Brasileiro do Café – IBC, de 1975 em diante; Formado em Administração 1975 na Faculdade de Ciências Econômica de Franca; foi Diretor da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda. – de 1986 a 1991; foi Presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha Ltda de 1992 a 2006; foi Diretor do Conselho Nacional do Café – de 1995 a 1999; é representante da Região do Sul de Minas no Programa Mineiro de Incentivo à Certificação de Origem do Café – CERTICAFÉ; foi coordenador pelo Conselho Nacional do Café do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Cafeicultura do Sul de Minas – BIOEX – café CNPQ – CNC – UFLA. De 1996 a 1999; foi Presidente do Conselho Nacional do Café de 2001 a 2004; e representante da Produção no CDPC de 2001 a 2004.

 

Carlos Alberto Paulino da Costa – nasceu em Monte Santo de Minas, em 3 de junho de 1939. Formou-se em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, em 1960. Cafeicultor atuante no sul de Minas e na região do cerrado mineiro, Carlos Paulino tem se dedicado à prática do cooperativismo desde meados da década de 80. Há 22 anos integra o Conselho de Administração da Cooxupé, cooperativa fundada em 1932, mundialmente conhecida por ser a maior em café. Foi prefeito de Monte Santo de Minas de 1983 a 1988. Em sua cidade natal, foi presidente do Rotary Clube, e atuou como provedor da Santa Casa de Misericórdia. Em 1995 assumiu a presidência da Agrocredi – Cooperativa de Crédito Rural dos Cafeicultores e Agropecuaristas em Guaxupé Ltda, cargo que ocupou até março de 2003, quando em Assembléia Geral Ordinária assumiu a tarefa de presidir a Cooxupé das mãos de seu fundador, dr. Isaac Ribeiro Ferreira Leite. Passou a integrar a Diretoria Executiva da Cooxupé ao lado do vice-presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo e do diretor administrativo Antonio Carlos Oliveira Martins e desde então vem atuando de forma a garantir as melhoras contínuas da cooperativa, que atualmente congrega cerca de 12.000 associados. É vice-presidente do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais – CCCMG. 

 

Fernando Romeiro de Cerqueira – entrou no  sistema cooperativista em 1979 e ocupa o cargo de Diretor Presidente da Coocafé  desde 2004; é sócio-fundador e Diretor Administrativo do Sicoob Credicaf,  sócio-fundador do Centro Educacional Coopcel e representante do Brasil no Conselho Consultivo do Café do Fairtrade – Transfair USA.

 

 

 

João Antonio Lian – é Presidente  do Conselho Deliberativo do Cecafé Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Engenheiro Agrônomo, Cafeicultor, Diretor da empresa Sumatra Comércio Exterior Ltda. e Suplente do Conselho Deliberativo de Política Cafeeira (CDPC) do MAPA,  a partir de 2002 a 2012. 

 

 

 

 

Juliano Tarabal – Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão do Agronegócio Café pela Fundação Instituto de Administração e Diretor de Marketing da Federação dos Cafeicultores do Cerrado. (Juliano Tarabal subtituirá o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Sr. Francisco Sérgio de Assis, que por motivo de força maior não poderá se fazer presente na palestra do dia 24/11 às 16h).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *