Paixão por café e cosméticos torna realidade sonho de empresária sulmineira

Imprimir

A paixão por cosméticos e o sonho de ter uma empresa neste segmento tornou uma mulher sulmineira numa das empreendedoras mais bem sucedidas mundialmente. Vanessa Vilela, nascida em Três Pontas, Sul de Minas Gerais, formada em Farmácia Bioquímica, é proprietária da Kapeh, empresa que fabrica uma extensa linha de cosméticos tendo como base o café.

Em sua loja, inaugurada no dia 27 de abril de 2012 em Varginha, a empresária conta que nasceu em uma família produtora de café. “Como eu nasci e vivo na maior região produtora de café do mundo, já almejando em algo para criar a empresa, pensei em estudar e pesquisar o café para criar produtos de cosméticos e beleza”, conta.

Vanessa explica que a partir de então iniciou parcerias com universidades. “Acabamos constatando que o café é extremamente benéfico para a pele e resolvemos criar a Kapeh, que é uma empresa mineira e única de cosméticos feitos exclusivamente à base de café”, enfatiza.

A Kapeh, que iniciou suas atividades em 2007, tem toda sua produção de café e criação desenvolvidas em Três Pontas. Mas para a fabricação dos cosméticos e embalagem dos produtos a empresa conta com a ajuda de cinco fábricas parceiras. “Todo o café utilizado em nossos produtos são provenientes da nossa Fazenda Rancho Fundo. O local é certificado, pois temos toda preocupação com nossa matéria prima”.

Rastreabilidade

“Nosso café é rastreado, é cultivado de forma sustentável, que visa a preservação do meio ambiente e o respeito ao ser humano”, explica. Vanessa revela que com isso a Kapeh consegue fornecer para o consumidor toda a rastreabilidade do café. “Hoje um cliente que consome nosso produto entra em nosso site, passa o número do lote de fabricação e nós repassamos toda a cadeia produtiva do café utilizado do produto que ele tem em mãos”, comenta.

A empresária explica que a criação da loja em Varginha faz parte do plano de expansão e disse que atualmente a Kapeh está presente em 18 estados distribuídos em pontos de venda multimarcas. “São cafeterias, farmácias de manipulação, drogarias, perfumarias, clínicas de estética, enfim, uma grande variedade de locais”.

No final de 2011 a marca já vinha se estruturando para ter seu espaço de exposição próprio. “Com isso demos início ao projeto de criação de lojas exclusivas da Kapeh. Nossa primeira loja está em Três Pontas, que é um projeto piloto para um desdobramento, e Varginha veio posteriormente. No ano que vem iniciaremos o processo de franquias. Pretendo trabalhar com o plano de expansão desta forma, criando novas franquias e vendendo os produtos em pontos de venda multimarcas”, explica Vanessa, que já conquistou os mercados de países de Portugal e Holanda.

Prêmios

Ao longo de cinco anos de trabalho Vanessa conquistou muitos prêmios. Em 2010 ela foi finalista do Empretec Women in Business Award, evento realizado pela Organização das Nações Unidas – ONU; em 2011 foi vencedora do Prêmio Nacional de Inovação, evento da Confederação Nacional da Indústria junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia; em 2011 conquistou o Prêmio José Costa da Fundação Dom Cabral e Jornal Diário do Comércio; também em 2011 ganhou o Prêmio Top 10 Women Business Focus in Latin America, realizado pela organização Mulheres Empresárias, no Chile; e em março deste ano ela foi eleita pelo World Economy Fórum como jovem líder global. “Eu fico muito feliz do trabalho ser reconhecido desta maneira, pois fazemos com muito amor, garra e dedicação. Isso traz uma grande credibilidade para a marca”, disse.

A empresária Márcia Ramos (à direita) é sócia de Vanessa Vilela na loja exclusiva Kapeh em Varginha, inaugurada em abril deste ano.

Na loja em Varginha, Vanessa tem como sócia a empresária Márcia Ramos. Com a experiência de 10 anos administrando a cafeteria Café da Fonte, localizada no centro de Varginha, Márcia aceitou o desafio de vender o cosmético produzido à base de café. “Sou consumidora dos produtos Kapeh há cinco anos, desde quando foi criada a empresa. No início eu fui revendedora e passei a vender os cosméticos em minha cafeteria. Isso acabou tendo uma aceitação muito grande e me animou a administrar a loja exclusiva na cidade”, relata Márcia, que também é filha de cafeicultor e que acredita no potencial existente no café.

A Kapeh possui um mix de produtos que conta com quase 100 itens, que vão desde a linha corporal, linha capilar, linha masculina, linha teen e linha ambiente. “Gradativamente estamos aumentando nossa linha de produtos. Investimos muito em qualidade e tecnologia em nossos produtos, apresentando uma comunicação visual moderna, atrativa e embalagens funcionais. É todo um conjunto de inovação na utilização do café que tem gerado um resultado positivo”, conclui Vanessa.

Por Luiz Valeriano / Ascom CCCMG

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *