Padrão de chuvas muda no país; pancadas vão ficar concentradas entre Centro-Oeste e Sudeste a partir de agora

Imprimir

Se antes as chuvas mais volumosas estavam concentradas no Sul do país, agora ela passa a atingir o Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias. Já que uma frente fria volta a atuar sobre o Sudeste e organiza chuvas também no Centro-Oeste e oeste da região Nordeste. Já no Sul, as chuvas diminuem até o final do mês.

Os volumes acumulados de chuva da semana passada confirmam a mudança do padrão das precipitações em janeiro, comparado com o observado em dezembro. Os maiores volumes de chuvas permaneceram concentradas no sul do Brasil, enquanto o centro-norte enfrenta um período mais seco.

Os Estados mais beneficiados pelas chuvas nesta semana foram o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e o sul de São Paulo. Enquanto o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e interior da Região Nordeste, tiveram mais uma semana totalmente seca. Já no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso e Goiás, o volume de chuvas diminui em janeiro e vai predominar dias com sol e chuvas isoladas no período da tarde.

As águas mais quentes o oceano favoreceram a ocorrência de chuvas sobre o sul do país. O início de janeiro foi mais seco no Sudeste porque as águas aquecidas que estavam sobre a costa do Espírito Santo migraram para o sul do país. Assim, o tempo ficou mais seco desde São Paulo até Minas Gerais e mais chuvoso nos três Estados do Sul. As águas do oceano voltaram a esquentar em janeiro sobre o litoral capixaba e tudo leva a crer que irão permanecer mais quentes sobre o Sudeste em fevereiro.

Fonte: Jornal O Tempo via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *