Olam adverte os amantes do café que o preço pode subir

Imprimir
Os bebedores de café devem ser avisados. O segundo maior fornecedor mundial diz que os futuros podem se recuperar à medida que o excesso global de preços dos grãos robusta e arábica começa a se contrair.

O excedente cairá para cerca de 5 milhões de sacas este ano, contra 9 milhões de sacas no ano anterior, uma vez que o mau tempo prejudica produtores nas principais regiões produtoras, como a América do Sul e Central, disse Sunny Verghese, diretora executiva da Olam International Ltd.

A queda na produção apoiará os preços, disse Verghese, depois que o trader de Cingapura relatou um declínio acentuado nos lucros do quarto trimestre, atribuído em parte a um desempenho mais fraco em seus negócios de café em 2018, que deve continuar no primeiro semestre. deste ano.

“Se tivermos mais surpresas relacionadas ao clima, esse mercado poderá se recuperar”, disse Verghese. Um nível sem precedentes de posições curtas em todo o mercado – equivalente a cerca de 20 milhões de sacas – estava pesando nos preços, disse ele.

A perspectiva otimista de Olam sobre a bebida popular ecoa as previsões da empresa brasileira Comexim, que vê os futuros se recuperando em até US $ 1,20 por libra em meados do ano. Os preços do café arábica caíram nesta semana para o menor nível desde setembro, mantendo-se abaixo de US $ 1 por libra-peso, nível que Verghese diz ser mais baixo do que os custos de produção em muitos países.

Ainda assim, a exibição do ano passado em seus negócios de café não impedirá a Olam de se expandir no setor ou em seu negócio de cacau, que estava entre os de melhor desempenho. No mês passado, a empresa identificou as duas commodities, juntamente com algodão, especiarias e castanhas, como foco principal para os próximos cinco anos, à medida que sai da borracha e do açúcar.

Fonte: Bloomberg (Por Alfred Cang e Anuradha Raghu)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *