OIC mantem estimativa de produção mundial na safra 2009/10 em 122 milhões de sacas

Imprimir

A Organização Internacional de Café (OIC) manteve sua estimativa de produção mundial na safra 2009/10 em 122 milhões de sacas e afirmou, nesta terça-feira, que está monitorando as mudanças climáticas que ainda podem alterar volume e qualidade da produção.

Segundo a OIC, as exportações nos primeiros seis meses do atual ano-safra totalizaram 44,7 milhões de sacas, montante 9,6% menor do que no mesmo período de 2008/09, que somou 49,4 milhões de sacas. Em março, as exportações totalizaram 8,8 milhões de sacas, ante 9,3 milhões de sacas em março de 2009.

O diretor executivo da OIC, Nestor Osório, disse que "os problemas climáticos em alguns países exportadores não parecem ter diminuído". Ele explicou, ainda, que "durante as últimas semanas, a interrupção dos padrões climáticos causados pelo El Niño, seguidos pelo desenvolvimento do fenômeno inverso, o La Niña, pode causar um resfriamento anormal nas temperaturas".

A OIC informou que foram observadas dificuldades na produção do Vietnã, onde as autoridades do setor de café revisaram as estimativas para o ano-safra 2009/10.

Fonte: Dow Jones

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *