Oficinas marcam término de atividades da Cafeteria Escola em 2016

Imprimir

Cerca de cinquenta pessoas participaram entre os dias 05 e 07 de dezembro de oficinas oferecidas pela Cafeteria Escola CafEsal da Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobre: Preparo correto de café coado, Métodos de preparo, Drinks com café e Degustação de Cafés: Cerrado x Sul de Minas.

Os cursos foram ministrados pela equipe do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé) e pela equipe de estagiários da cafeteria sob a supervisão da Gestora em Inovação do Café e Barista, Helga Andrade.

A oficina sobre preparo correto de café coado chamou a atenção dos participantes, a prática que é comum para muitas pessoas, tem seus segredos. Consumidor assíduo da Cafeteria, Carlos Balisa, proprietário do Restaurante Saúde e Cia que fica localizado no Centro de Convivência da UFLA, falou sobre a importância da oficina, “inicialmente eu inscrevi três funcionários do restaurante no curso, no final oito funcionários participaram e transformaram a forma de preparar o café coado no restaurante”.

Carlos também ressaltou a importância dos detalhes na preparação do café, “antes da oficina, o nosso café tinha diferentes sabores, não conseguíamos manter uma uniformidade na bebida, hoje sabemos da importância do passo a passo na produção do café, desde a importância na escolha do grão até a forma de inserir a água”.

A estudante do curso de Administração da UFLA, Mariane Freitas, participou do curso de Drinks com Café, ela que consome a bebida todos os dias, procurou o curso para fugir do consumo comum, “foi muito interessante o fato de ter uma introdução sobre o assunto durante o curso, onde conhecemos as três ondas de consumo do café. O que mais me surpreendeu foi o drink com suco de laranja, nunca imaginei que ficaria tão bom é muito legal ver que podemos fazer diversas combinações com o café”.

Para a estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências dos Alimentos, Sabrina Alves, que ministrou a oficina de Degustação de Cafés: Cerrado x Sul de Minas, foi muito importante ter a oportunidade de compartilhar conhecimento, “durante o curso o nosso foco foi diferenciar os cafés do cerrado e do sul de minas, então apresentamos as características dessas duas regiões e os participantes degustaram o café dos dois locais, onde foi feita uma prática de degustação e prova de xícara e o café no método de preparo aeropress para identificar possíveis alterações de sabores”.

Atualmente a Cafeteria CafEsal atende o público no Centro de Convivência da UFLA com serviço convencional de cafés para o público e a realização de treinamentos e eventos com vagas limitadas, de segunda a sexta das 8h às 12h. Em 2016, as suas atividades serão finalizadas no dia 16 de dezembro, tendo como retorno previsto para o dia 16 de janeiro de 2016.

Fonte: Ascom InovaCafé (Por Vanessa Trevisan)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *