Objetos do Museu do Café passam por restaurações em Santos, SP

Imprimir

O Museu do Café, em Santos, no litoral de São Paulo, recebeu no fim do ano passado R$ 3,13 milhões para restauro e melhorias. Os ateliês responsáveis pela restauração dos objetos são o Estúdio Sarasá e Julio Moraes Conservação e Restauro.

As restaurações aconteceram no mobiliário do Salão do Pregão e no vitral de Benedicto Calixto “A epopeia dos Bandeirantes”, ambos presentes do edifício da Bolsa Oficial de Café desde 1922. A última vez que as peças passaram por um processo similar foi para a inauguração do Museu do Café, em 1998.

Museu do Café, em Santos (Foto: Mariane Rossi/G1)

No vitral do pintor Benedicto Calixto é necessário realizar limpezas e higienizações dos vidros e a troca dos perfis de chumbo para fixação das centenas de peças que compõem a arte, além de correções em eventuais danos. O restauro tem acontecido em um ateliê criado especialmente para essa finalidade, pela equipe do Estudio Sarasá.

Já a madeira do mobiliário do Salão do Pregão está sendo restaurado por especialistas do Julio Moraes Conservação e Restauro, que tem trabalhado para recuperar falhas e defeitos, já que apresentava alguns desgastes pelo uso e pela exposição ao clima e umidade.

Os retornos do vitral e do mobiliário do Salão do Pregão estão previstos para maio e julho de 2016, respectivamente. O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, nº 95, no Centro Histórico de Santos.

Fonte: G1 Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *