O PAPEL DO SENAR MINAS NO SUCESSO DO AGRONEGÓCIO

Faltando poucos dias para o fim de 2013, torna-se quase inevitável a reavaliação do ano que passou e dos fatos que mais o marcaram. Para o SISTEMA FAEMG, foi um ano de grandes conquistas e, especialmente, de orgulhosa comemoração pelos 20 anos do SENAR MINAS. Duas décadas de um importante trabalho na capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Motivos para comemorar não faltam: o SENAR MINAS projeta fechar 2013 com 166.523 pessoas atendidas em 9.795 eventos, entre treinamentos de Formação Profissional Rural, cursos de Promoção Social e Programas Especiais.

Sempre atento ao mercado de trabalho rural e às necessidades das comunidades rurais, se renova constantemente para acompanhar o processo de modernização da agricultura e desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, na área de formação profissional, além dos treinamentos, são destaques os programas de Formação por Competências, PAS Leite, Gestão com Qualidade em Campo e Gestão com Qualidade no Sindicato, além do Programa Negócio Certo Rural, Desenvolvimento de Novas Lideranças, Leite Legal, Balde Cheio, Café+Forte e o Pronatec.

Junto à educação profissional, a missão do SENAR se estende à promoção da qualidade de vida das pessoas do campo. Neste sentido, são sucessos comprovados eventos como o Cidadão Rural, Esporte na Escola, Encontro de Famílias Rurais e as Campanhas de Saúde Bucal, dentre outros.

Êxito comprovado em números e índices de satisfação. A avaliação de quem já participou dos cursos é o que mais nos motiva: neste ano, 99% afirmaram que os conteúdos aprendidos lhes serão úteis e que recomendariam os cursos a outras pessoas. Por isso mesmo, o número de interessados aumenta a cada ano e, consequentemente, cresce nossa oferta de cursos e treinamentos. Hoje, eles já acontecem em 719 municípios mineiros, cobrindo 84% do estado. Isto, graças especialmente a 390 entidades cooperadas que, juntamente às alianças institucionais estratégicas, possibilitam que o trabalho do SENAR MINAS chegue a quem de fato precisa. E uma curiosidade: os Sindicatos de Produtores Rurais representam 81% das entidades cooperadas, prova da integração de todo o SISTEMA FAEMG e suas vinculadas em prol do desenvolvimento do agronegócio e do produtor rural mineiro.

No balanço de 2013, fica ainda o sentimento de novas sementes a germinar. Destaco a proposta do Programa Jovem Rural para 2014. Grande novidade do SENAR MINAS, o programa tem foco no jovem como agente transformador no processo de modernização da agropecuária. Assim, pretende estimular sua permanência no campo, incentivando seu espírito empreendedor na gestão da propriedade.

Em time que está ganhando se mexe sim, mas para melhor e sem abrir mão do que o faz vencedor. Para 2014, as metas do SENAR MINAS são ambiciosas. A ampliação do número de instrutores e atualização de todo o quadro visam atender à crescente demanda de produtores rurais de todo o estado por capacitação nas áreas de mecanização, administração rural e agricultura de precisão, dentre outras. Para a captação de novos instrutores, as parcerias com universidades e institutos federais serão fortalecidas e novas possibilidades de treinamento via educação à distância também estão sendo avaliadas.

E como recordes foram feitos para serem quebrados, para 2014 a expectativa do SENAR MINAS é de realizar 10.500 eventos, atendendo 189 mil pessoas. São números grandiosos, ainda mais quando podem ser traduzidos em melhoria de vida para nossos homens e mulheres do campo, que dão provas, em seu dia a dia, de que o agronegócio é mesmo a grande vocação do nosso estado.

* Roberto Simões – Presidente do SISTEMA Federação de Agricultura e Pecuária de Minhas Gerais (FAEMG)/SENAR MINAS

Fonte: Jornal Edição do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *