NY encerra operações com baixa de 0,95 pontos na posição março

Imprimir

Após variar entre a máxima de +1,05 e mínima de -3,50 pontos ao longo do dia, N.Y. encerrou as operações com baixa de 0,95 pontos na posição março. O dia foi de pouco movimento, uma vez que os envolvidos já estão se preparando para finalizar os balanços das operações que decorreram durante o ano e também para as festas de final de ano.

O dólar fechou com uma modesta alta de 0,18%. O mercado acompanhou de perto a reunião entre líderes europeus nesta quinta-feira, que deve se estender até sexta-feira. Investidores esperam que as autoridades discutam mecanismo de combate à crise no continente, bem como os riscos de contaminação dos problemas fiscais a outras nações.

O Departamento de Trabalho dos EUA anunciou hoje, que o número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego caiu 3 mil. Os economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam alta de 4 mil solicitações. Outro dado favorável ao dólar foi o índice de atividade industrial do Federal Reserve da Filadélfia, que subiu para 24,3 em dezembro, ante 22,5 em novembro.

A Associação de Café Verde dos Estados Unidos (GCA, na sigla em inglês) divulgou hoje que o volume dos estoques de grão verde norte-americano diminuiu 64.378 sacas em 30 de novembro passado, para 3.865.943 sacas, ante 3.930.321 sacas no dia 31 de outubro. As informações são da Dow Jones.

Rumores de que seus estoques de café arábica estão muito abaixo da perfeição, a bolsa ICE Futures US afirmou que vai proibir grãos antigos de serem entregues por meio dos contratos futuros negociados em Nova York. É a primeira vez que tal medida é tomada. Os estoques globais de café diminuíram recentemente, por causa da oferta apertada após dois anos consecutivos de fraca produção em países da América Central e, principalmente, na Colômbia, maior produtor mundial de café arábica suave e lavado. Na ICE, a queda dos estoques certificados foi de 44% neste ano. A decisão da ICE de não aceitar café antigo foi bem recebida por algumas torrefadoras.

Outra medida anunciada na semana passada pela bolsa foi a decisão de incluir o café arábica brasileiro na lista de produtos que podem ser entregues por meio dos futuros, um acordo controverso que vinha sendo negociado há uma década. Tais medidas da ICE têm como objetivo alinhar novamente os futuros de café com a situação de oferta global, melhorando a liquidez. As informações são da Dow Jones.

As exportações de café de Uganda em dezembro devem aumentar pelo menos 4,5% na comparação anual por conta de condições climáticas favoráveis à colheita em andamento nas regiões central e leste do país, previu nesta quarta-feira a Autoridade de Desenvolvimento de Café do país (UCDA, na sigla em inglês). Segundo a entidade, os embarques do grão devem alcançar 285 mil sacas neste mês, ante 272.755 sacas no mesmo intervalo de 2009 e 267.506 sacas em novembro deste ano.

Os estoques de café nas mãos dos exportadores são elevados devido ao clima quente prevalecente nas áreas leste e central", disse uma autoridade da UCDA, acrescentando que temperaturas mais elevadas estão beneficiando a colheita e a secagem dos grãos. Dezembro, o terceiro mês da te mporada 2010/11, é tido como o pico da atual colheita, e os cafeicultores devem continuar liberando mais estoques com a melhora dos preços ao produtor. A principal safra deve ser completamente colhida até fevereiro de 2011. O café das regiões leste e central do país contabiliza pelo menos 35% da produção total do país.

De acordo com a UCDA, as principais áreas de cultivo de Uganda receberam chuvas bem distribuídas no começo deste ano, que ajudaram na formação e no desenvolvimento dos grãos, elevando a produtividade da safra. A agência prevê que as exportações de café atinjam 3,1 milhões de sacas em 2010/11, acima das 2,7 milhões de sacas embarcadas na temporada anterior. Uganda, maior produtor do tipo robusta na África, exporta quase toda a produção na forma de grãos, principalmente para Uni&atild e;o Europeia (UE), Estados Unidos e Ásia. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Infocafé – informativo diário da Mellão Martini

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *