NUCOFFEE: plataforma de negócios valoriza aproximação com a universidade

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Em um mercado de café globalizado, para se destacar os cafés de qualidade diferenciada é preciso uma ponte que faça a ligação entre produtores e torrefadores internacionais. Foi com o objetivo principal de estreitar estes laços que a Syngenta lançou NUCOFFEE, plataforma que agrega cerca de mil propriedades cafeeiras no Brasil em uma vasta rede de negócios. Do outro lado, para amparar NUCOFFEE, torna-se necessária a ligação entre a empresa de proteção de cultivos e as instituições de ensino e pesquisa que se dedicam ao estudo do café e seus desafios. Ou seja, o mundo corporativo cada vez mais reconhece que o conhecimento é tão vasto que vale a pena investir em parcerias colaborativas.

Construir esta ponte, fortalecendo os elos entre os dois setores, universidade e empresa, é um dos objetivos do Polo de Excelência do Café, um dos projetos estruturadores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), do governo de Minas. Na busca pela construção de uma cultura de inovação para o café, a aproximação entre o conhecimento gerado nos centros de ensino e pesquisa de excelência e a demanda do mercado consumidor é inevitável.

Um exemplo desta articulação pôde ser observado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 06 a 09 de dezembro, quando a equipe NUCOFFEE, formada por 12 ex-alunos da Universidade, voltaram para um treinamento sobre gestão de custos da atividade cafeeira. Trata-se da apresentação do Software Agrocustos, desenvolvido pelo professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), Luiz Gonzaga de Castro Júnior, com a articulação do Polo de Excelência do Café e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

A NUCOFFEE pretende implantar a ferramenta de gestão em um programa piloto para avaliação dos técnicos e acompanhamento dos produtores. Na concepção da plataforma, a gestão da propriedade pode sair da condição de gargalo para se tornar um diferencial competitivo a favor do cafeicultor. O acompanhamento dos custos favorece à tomada de decisões de forma mais estratégica, conduzindo à adoção de tecnologias específicas para cada nível de produção.

Na visão da NUCOFFEE, a universidade deve ser vista como o centro do conhecimento e da informação, capaz de promover o desenvolvimento de tecnologias e inovações para atender às demandas globais e regionalizadas. Vista como elos complementares, universidade e empresa devem estar cada vez mais próximos. Além de buscar por informações e resultados de pesquisas relevantes, a universidade também é responsável por capacitar os futuros profissionais da empresa, o que serve para reduzir as barreiras entre a linguagem científica e a linguagem do mercado, além de fortalecer os vínculos para que esta relação seja realimentada e duradoura.

Fonte: Polo de Excelência do Café

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