Novo presidente toma posse no Sincafé

Imprimir

O dia 05 de março de 2012 (segunda-feira),será o início de uma nova era para o Sindicato da Indústria de Café do Espírito Santo (Sincafé). Isso porque após nove anos de gestão, Egídio Malanquini deixará a presidência do Sindicato e será substituído pelo empresário Sérgio Brambilla. A cerimônia de posse será no edifício Findes, localizado no bairro Santa Lúcia, em Vitória e contará com a presença de autoridades, políticos e empresários.

Ao novo presidente caberá a responsabilidade de, nos próximos três anos, guiar um dos setores mais importantes para a economia brasileira e estadual. Em 2011, o consumo per capita de café torrado no país chegou ao recorde de 4,88 quilos. Estima-se que, em poucos anos, o Brasil deve desbancar os Estados Unidos como maior consumidor mundial da bebida.

Mais que isso, Brambilla terá o desafio de perpetuar os avanços dos três mandatos do antecessor. “A responsabilidade é a mesma na medida em que passamos a gerir os interesses coletivos. Pretendo buscar novos associados e manter um canal direto com estes, no atendimento imediato às necessidades da entidade”, disse Brambilla.

Autoridades presentes -Se para a economia nacional o café representa uma fatia significativa do mercado, para Espírito Santo ele é vital. Isso porque o Estado é o maior produtor de café robusta (conilon) do país (a atividade gera 44% do PIB agropecuário capixaba). Com o volume de exportações em 2011 chegando a US$ 1,062 bilhão em divisas, o maior negociado na história, Brambilla encontrará um cenário bastante desafiador pela frente.

Um sinal da importância do setor para a economia capixaba é que, durante a solenidade, diversas personalidades serão homenageadas por contribuírem para o fortalecimento da atividade. Na esfera política, o governador Renato Casagrande, senador Ricardo Ferraço, o deputado federal César Colnago e o deputado estadual Atayde Armani estão entre os que já confirmaram presença.

Além deles, o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) Américo Sato; o presidente do Centro de Comércio de Café em Vitória (CCCV), Luiz Antonio Polese; e o secretário de agricultura, Enio Bergoli também estarão presentes.

Metas -Para Brambilla, as metas do sindicato para os próximos três anos deverão ser decidas coletivamente. “Como se trata de uma entidade que representa o interesse de todo o setor, a definição de metas deve ser realizada em conjunto com os próprios sindicalizados. Se alcançarmos a adesão de todos, definiremos metas que certamente atenderão os industriais de forma mais ampla”, afirmou.

Entre as ações já confirmadas está a realização do 3° Salão de Cafés Especiais, devido ao sucesso das edições anteriores. “Esse é um evento que confere aos industriais e demais profissionais do ramo maior visibilidade e ao mesmo tempo estreita as relações com o mercado varejista”, explicou Brambilla.

Experiência – Sérgio Brambilla é empresário do ramo cafeeiro desde 1989, quando fundou a Thai Café Ltda., em Afonso Cláudio. Em 1991, ele implantou na empresa primeiro serviço de Secagem e pilagem de café no município, sendo pioneiro nesta atividade.

No ano seguinte, iniciou a atividade de Indústria de Torrefação e Moagem de Café, sendo a primeira indústria legalizada no município no segmento. Hoje, Brambilla também é dono da Augustinho Com. Exposrtação e Imp. Ltda., especializada na área de exportação de grãos.

Fonte: Portal Fator Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *