Novas imagens ressaltam condição delicada das lavouras brasileiras para safra 2018/19

Imprimir
Conforme informado pelo Notícias Agrícolas nas últimas semanas, as lavouras de café arábica que vão produzir em 2018 estão em delicadas condições por conta dos baixos volumes de chuva e altas temperaturas. Elas têm apresentado intensa desfolha, o que é considerada uma proteção natural das plantas pelos especialistas diante do estresse sofrido com as condições climáticas adversas.

“Não temos ainda como contabilizar as perdas porque os levantamentos da primeira florada não foram feitos, o que podemos observar é que se não chover até meados de outubro podemos ter uma frustação em toda cadeia porque a florada que está sendo esperada é uma das melhores dos ultimos anos”, disse o cafeicultor e diretor presidente da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), Fernando Barbosa.

O mercado internacional acompanha essas informações e já se movimenta. O vencimento referência de mercado já está acima de US$ 1,40 por libra-peso com várias altas consecutivas recentemente. “Parece que a safra perfeita já está fora da mesa”, acrescentou em relatório a analista Judith Ganes-Chase, da J Ganes Consulting, registrando que há um “déficit de umidade notável” no país.

Mapas climáticos não apontam previsão de chuvas consideráveis para as regiões produtores no curto prazo. O cenário deve mudar apenas no fim do mês, com precipitações em importantes regiões produtoras do grão.

No Sul de Minas, as chuvas do dia 28 de setembro devem salvar parte da florada e dar suporte até a regularização. É possível, também, que ocorra uma segunda florada, de acordo com Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

 

Veja imagens da condição das lavouras em várias regiões produtoras:

Lavoura de café na região de Paraguaçu (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavoura de café na região de Paraguaçu (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavoura de café na região de Paraguaçu (MG) - Foto: Reprodução/Redes SociaisLavoura de café em Passos (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavoura de café em Passos (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Lavoura de café em Passos (MG) - Foto: Reprodução/Redes SociaisLavoura de café em Bom Jesus da Penha (MG) - Foto: Alexandre Maroti Lavoura de café em Bom Jesus da Penha (MG)  - Foto: Alexandre Maroti Lavoura de café com desfolha em Campos Gerais (MG) - Foto: Francisco de Paula Vitor MirandaLavouras de café arábica na região Sul de Minas Gerais - Foto: Gustavo Emídio Lavoura de café com desfolha em Campos Gerais (MG) - Foto: Francisco de Paula Vitor Miranda Lavouras de café arábica na região Sul de Minas Gerais - Foto: Gustavo Emídio

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *