Nova variedade de café mais forte e resistente à seca é lançada no ES

Imprimir
Foi lançada na quarta-feira (26) a nova cultivar melhorada de café conilon propagada por semente: a ‘Conquista ES8152’. A variedade foi desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e atende aos anseios dos cafeicultores capixabas de base familiar, que buscam por plantas mais resistentes à seca, mais produtivas e de qualidade.

Cerca de 600 pessoas participaram do lançamento, realizado na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim. A Conquista ES8152 produz, em média, 74 sacas por hectare.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, destacou a importância da nova cultivar.

“Hoje é um dia importante para nossa cafeicultura. Literalmente, uma grande conquista para o Estado. A nova cultivar ‘Conquista ES8152’ é o trabalho de anos de pesquisa e empenho do Incaper. E estamos dando um grande passo para futuro hoje. A nova variedade tem menor custo de aplicação, é mais resistente, e é capixaba”.

Segundo o pesquisador do Incaper Romário Gava Ferrão, coordenador do trabalho de melhoramento genético, a nova variedade é praticamente um resumo de quase tudo o que foi feito na cafeicultura capixaba durante os 33 anos de pesquisa.

“Essa semente agrega produtividade, ampla base genética, se adapta aos ambientes quentes do Estado podendo suportar as altas temperaturas e a insolação. Além disso, ela é mais tolerante à seca, e apresenta moderada resistência à ferrugem, que é a principal doença do café. Demos mais um grande passo para que o Incaper continue sendo referência mundial em pesquisa, assistência técnica e extensão rural”, disse.

Israel Rodrigues é viveirista no distrito de Capim Angola, município de Rio Novo do Sul, há 16 anos e ressalta a importância da variedade. “Para a nossa região, que sofre com o clima quente, essa variedade é fundamental para nos dar condições de produzir cafés com qualidade ao longo do ano”, pontuou.

Ele e outros viveiristas receberam sementes da nova cultivar, para produzir as mudas e disponibilizá-las aos cafeicultores capixabas interessados na tecnologia. Na ocasião, também foram distribuídas sementes a 600 produtores presentes no evento.

Folder
O Incaper elaborou um folder com as informações técnicas a respeito da nova cultivar do café conilon. A publicação está disponível gratuitamente na Biblioteca Rui Tendinha, que fica localizada em Bento Ferreira, Vitória.

Fonte: G1 ES e Jornal do Campo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *