Nicarágua promove seu café em mercados internacionais

Imprimir

Uma importante representação de produtores e comerciantes de café da Nicarágua viajou para os Estados Unidos para participar do considerado mais importante festival de café do continente. 

O evento foi realizado até domingo em Houston, Texas. A Nicarágua participa desse evento desde 1997 e o considera "uma excelente oportunidade de se posicionar e estabelecer novos mercados, instaurar relações diretas com os compradores", disse o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Pedro Haslam. 

A delegação está integrada por representantes do IDR, assim como do Instituto Nicaraguense de Turismo (Intur), Agência de Promoção de Investimentos, Conselho Nacional de Café, Associação de Cafés Especiais e Associação de Cooperativas de Pequenos Produtores de Café. 

O café é o principal produto de exportação da Nicarágua e, segundo fontes oficiais, o país produziu 1,61 milhão de sacas de 60 quilos durante a colheita iniciada em outubro de 2009 e concluída em setembro de 2010. Dados do Centro de Trâmites de Exportações (Cetrex) indicam que, de outubro passado até março desse ano, as exportações do grão geraram ao país US$ 214,5 milhões, valor que supera amplamente os US$ 129,3 milhões exportados no mesmo período do ano anterior. 

Durante os últimos seis meses, os principais compradores de café da Nicarágua foram Estados Unidos, que comprou 325.933 sacas por US$ 88,8 milhões, seguido de Venezuela e Alemanha, com pouco mais de US$ 20 milhões cada um, de acordo com dados do Cetrex. A reportagem é do Prensa Latina, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Fonte: CaféPoint

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *