Na falta de um moedor de café use o liquidificador

Imprimir

Presentear amigos com café está virando moda. Numa viagem ao exterior ou um passeio por estados produtores, uma das lembranças mais charmosas é trazer pacotinhos de café.

Quando o café já vem moído, quase sempre na moagem fina, própria para café coado, no coador de pano ou de papel, tudo bem, mas às vezes, o presente é café em grão. E aí?

Uma alternativa é dar uma passadinha na cafeteira mais próxima, pedir para moer o café e já aproveitar, tomar um espresso para “compensar” a gentileza.

Os mais habituados a comprar café em grãos fazem estoques de moedores em casa, à pilha, elétrico ou manual. Tem gente que até prefere o grão para moer na hora em que for passar o café.

Quando fui, no início deste ano, fazer a cobertura da largada do Rali Dakar (Argentina, Bolivia e Chile), ganhei de presente o moedor que ilustra este post. É certeza de café sempre fresquinho e aromático.

Agora, e na falta de um moedor caseiro? Seja manual ou elétrico, o liquidificar dá conta do recado. Bata os grãos por no máximo três minutos, se for passar o café no coador de pano e se delicie com a bebida.

Fonte: NE10 via Café & Conversa (Romoaldo de Souza Jornalista, barista e editor do blog Café & Conversa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *