Museu do Café tem programação especial gratuita durante a semana

Imprimir

 Atividades contemplam oficinas para crianças e terceira idade, oficina de preparo de café, mesa redonda, música ao vivo e visitação gratuita

Entre 17 e 23 de maio, o Museu do Café oferece programação variada para públicos de todas as idades. A ocasião é a participação do equipamento cultural na Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades incluem desde visitação gratuita, até oficinas e cursos, além de mesa redonda com especialistas. Todas as atividades são gratuitas.

Com o tema “Museus para a harmonia social”, a 8ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram, será celebrada no Museu do Café com extensa programação que visa atingir públicos variados. As atividades iniciam no dia 17, segunda-feira, quando o Museu do Café estará aberto para visitação gratuita durante todo o seu horário de funcionamento, entre 9h e 17h.

Já na quinta-feira, 20, a programação é voltada para a 3ª idade, com a oficina “Pinceladas de Convivência”. A atividade, comandada pela professora Claudia Gil, contemplará apresentação da história da porcelana, atividade de pintura sobre o material (xícara), e apreciação e discussão sobre o trabalho concluído. Os participantes da oficina devem levar algum material estampado com significado particular especial, que servirá de base para a pintura a ser desenvolvida. O objetivo da atividade, que será realizada das 14h às 17h, é vivenciar, por meio da pintura em porcelana, um processo facilitador da convivência e criatividade. Os interessados em participar da II Oficina do Museu do Café para a Terceira Idade devem se inscrever pelo e-mail museudocafe@museudocafe.com.br ou pelo telefone (13) 3213-1750. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas a 25 participantes.

No sábado, dia 22, haverá programação para diferentes públicos e durante todo o dia. Para as crianças será realizada a oficina de plantio de mudas de café nos períodos entre 9h30 e 12h e 14h e 16h30. Durante a atividade, as crianças também aprenderão sobre o ciclo do café e, após o plantio, poderão levar a muda para casa.

No mesmo dia, haverá ainda atividades voltadas aos adultos que desejam conhecer um pouco mais sobre o tradicional cafezinho do dia-a-dia. Entre 11h e 13h será realizada a “Oficina de preparo de café”. A atividade visa apresentar os diferentes modos de preparo da bebida, um apanhado sobre as diferenças entre os tipos de grãos mais consumidos no Brasil, e também apresentar dicas práticas para obter um café de qualidade feito em casa. Em seguida, a partir das 14h, é a vez de profissionais da área de saúde e gastronomia trocarem experiências sobre a importância do café no dia-a-dia do brasileiro. A mesa redonda “Café, alimentação, saúde e gastronomia” irá explorar os benefícios já comprovados do café à saúde e o sentido imaterial da bebida na alimentação do brasileiro. Os interessados em participar da “Oficina de preparo de café” e da mesa redonda devem se inscrever pelo e-mail museudocafe@museudocafe.com.br ou pelo telefone (13) 3213-1750.

Virada Cultural

Ainda no sábado, durante a Virada Cultural Paulista 2010, o Museu do Café receberá apresentação da Orquestra Pão de Açúcar de Santos, a partir das 19h. No repertório, clássicos como Mozart, populares como The Beatles e cantigas de roda de Villa-Lobos. O show acontece no Salão do Pregão, no piso térreo do edifício da Bolsa Oficial de Café, com entrada gratuita.

Dia Nacional do Café

No domingo, dia 23 de maio, a programação é em homenagem antecipada ao Dia Nacional do Café, celebrado no dia 24. O destaque do dia fica por conta do trabalho do artista Dirceu Veiga. Veiga é especialista em “Coffee Art”, modalidade em que o artista utiliza o café para desenhar em papel. Nascido em Curitiba (PR), Dirceu Veiga participa de eventos no Brasil e no exterior e irá expor parte de seu trabalho no espaço da Cafeteria do Museu. Durante o evento, o artista também fará caricaturas dos interessados, que poderão levar, gratuitamente, a recordação para casa.

Outra atração do dia é a música ao vivo, sob o comando da Tirolli Dixie Land. O grupo santista apresenta repertório de jazz tradicional ao estilo de New Orleans, com formação de tuba, trombone, trompete e guitarra.

O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Serviço:

Semana Nacional de Museus (17 a 23 de maio) Visitação Gratuita
Data: 17/05 (segunda-feira)
Horário: 9h às 17h

II Oficina para a 3ª idade “Pinceladas de Convivência”
Data: 20/05 (quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Preço: Grátis
Vagas: 25
Inscrições: (13) 3213-1750 ou museudocafe@museudocafe.com.br
Obs.: Levar um objeto estampado com significado especial

Oficina para crianças “Plantio de mudas de café”
Data: 22/05 (sábado)
Horário: 9h30 às 12h e 14h às 16h30
Preço: Grátis

Oficina de preparo de café
Data: 22/05 (sábado)
Horário: 11h às 13h
Preço: Grátis
Vagas: 25
Inscrições: (13) 3213-1750 ou museudocafe@museudocafe.com.br

Mesa redonda “Café, alimentação, saúde e gastronomia” (profissionais de saúde e gastronomia)
Data: 22/05 (sábado)
Horário: 14h às 16h
Preço: Grátis
Vagas: 25
Inscrições: (13) 3213-1750 ou museudocafe@museudocafe.com.br

Virada Cultural – Orquestra Pão de Açúcar de Santos
Data: 22/05 (sábado)
Horário: 19h
Preço: Grátis

Dia Nacional do Café
Coffee Art com Dirceu Veiga e música ao vivo
Data: 23/05 (domingo)
Horário: 14h às 18h
Preço: Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *