Museu do Café em Santos recebe mais de R$ 3 milhões para obras de restauro

Imprimir

Começa no próximo dia 20 o restauro do conjunto mobiliário do Salão do Pregão e do vitral do do pintor Benedicto Calixto do Museu do Café, em Santos. Isso será possível graças ao repasse de R$ 3,1 milhões, fruto de um acordo do Ministério Público Estadual (MPE) com o Terminal Ecoporto, instalado no Porto de Santos. O acordo gerou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC).

O restaurador Julio Moraes cuidará da primeira etapa: a recuperação da estrutura do cadeiral, fragilizada pelo excesso de uso ao longo do tempo, segundo Marília Bonas, diretora executiva do Museu do Café. A segunda etapa será a retirada do vitral para restauração a cargo do especialista Antônio Sarasa.

“Em 1998, o vitral passou por um processo de conservação, algumas partes foram substituídas e até perdemos alguns desenhos. Tudo será recuperado. Além disso, será feita uma proteção específica para que o vitral aguente qualquer intempérie ou vibração”, explicou Marília.

Obra em vidro também passará por restauração; trabalho será executado por Antônio Sarasa
Outros serviços

Com a verba também será possível instalar equipamentos para controle de temperatura e umidade de determinadas áreas do edifício, visando atrair exposições internacionais; e a produção de um livro sobre café, ferrovia e porto. A previsão da diretora do museu é de um ano para os projetos serem concluídos.

“Aqui em Santos, a gente tem variação de temperatura e umidade. É um impeditivo para o museu sediar exposições internacionais”, detalha Marília.

Fonte: A Tribuna Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *