Museu do Café em Santos inaugura nova exposição de longa duração

Imprimir

Fora da Capital, ele é o equipamento turístico mais visitado do Estado. Com cerca de 20 mil frequentadores por mês fora de períodos de temporada, o Museu do Café, da Secretaria da Cultura do Estado, inaugura nesta quinta-feira (10), a partir das 19h30, a exposição Café, Patrimônio Cultural do Brasil.

A mostra, de longa duração e prevista para se manter por cinco anos, mostrará ao público a ciência, a história e a arte da bebida preparada mais popular do mundo e de importância única para o Brasil.

Dividida em quatro módulos – Da Planta à Xícara, História do Café, Praça de Santos e Artes e Ofícios – a exposição vai abordar do cultivo à comercialização do grão, mencionando aspectos históricos e sociais da economia, e a cultura decorrente do agronegócio no Brasil.

A nova exposição em cartaz é o produto final de quatro anos de estudos sobre a história do café

Como resultado, os visitantes poderão conferir, em Da Planta à Xícara um viveiro sobre a espécie vegetal, da muda ao momento da colheita.

Ao lado, a experiência torna-se ainda mais profunda com o documentário Mãos do Café, no qual predomina a visão humanizada do processo.

No módulo seguinte, a História do Café trata da dispersão ao redor do mundo, com abordagens social, econômica e geográfica apresentadas em uma grande linha do tempo.

Na terceira sala, com Praça de Santos, o foco é a relação entre a Cidade e o produto. Lá, será possível perceber o desenvolvimento urbano de Santos entre os séculos 17 e 20 com depoimentos audiovisuais de trabalhadores locais (catadeiras, classificadores, corretores, costureiras, ensacadores, estivadores e fiéis de armazéns).

Fechando a mostra, Artes e Ofícios é um módulo voltado à arquitetura relacionada ao comércio do grão, no qual a sede do museu (o edifício da Bolsa Oficial de Café) é o grande destaque. Em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, os visitantes terão acesso a objetos e desenhos do acervo dessa instituição.

Como incentivo à sensação de que o Museu do Café é um patrimônio da população santista, a mostra será gratuita e transcorrerá, entre os dias 12 e 30, para nascidos e residentes em Santos. A partir dessa data, o ingresso custará R$ 6,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3213-1750.

Serviço – Exposição Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte. Horário (até março de 2016): de segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas. A cafeteria funciona até às 18 horas. endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro de Santos.

Fonte: A Tribuna (Luciana Mohallem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *