Museu do Café em Santos comemora dia da Consciência Negra

Imprimir

O Museu do Café em Santos, no litoral de São Paulo, preparou uma programação especial para comemorar a cultura africana. Entre as atividades estão a oficina de contação de história, a oficina de bonecas, a apresentação de capoeira e realização de palestras. A programação começa nesta segunda-feira (19) e segue até o próximo sábado (24).

As atividades começam no dia 19 de novembro, às 15h, com a apresentação “A viagem da Abayomi” que conta a história de Zabelê, uma garota que se perde dos pais após desembarcar de um navio negreiro no Brasil, com sua boneca feita de retalhos, Abayomi. Logo depois, uma oficina mostra como alguns nós feitos de retalhos de roupas viram bonecas e também ensina a transformar esses pedaços de pano em broches, brincos, brinquedos, entre outras coisas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750.

Já no dia 20, a partir das 15h, o Salão do Pregão recebe roda de capoeira com o grupo do Mestre Cícero. No dia seguinte, às 14h, o professor Paulo Campbell exibirá o documentário “O Atlântico Negro: Na rota dos Orixás” e fará uma explanação sobre o assunto. O encerramento acontece no dia 24, às 14h, com a professora Rosa Maria Valente Fernandes que ministra uma palestra sobre o tema “Novos rumos da literatura africana”.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Museu do Café, localizado à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Fonte: G1 Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *