Museu do Café celebra Semana Nacional dos Museus

Imprimir

Para celebrar a Semana Nacional de Museus, comemorada entre 14 e 20 de maio, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação especial para todos os públicos. O principal destaque são as ações relacionadas aos “cinco sentidos do café”, que propõem uma abordagem interativa sobre os diferentes estímulos provocados pelo café.

A programação teve como inspiração o tema proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para o evento que mobilizará 1.100 organizações culturais, em 553 cidades de todo o país, totalizando mais de 3.400 atividades, “Museus em um Mundo em Transformação – Novos desafios, novas inspirações”. De acordo com Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Café, a semana traduz uma função essencial dos equipamentos culturais. “Os museus são locais de construção permanente de memórias e conhecimento e devem instigar seus visitantes, indo além de uma proposta meramente contemplativa”, afirma.

Além de painéis que estarão no espaço da cafeteria do Museu, o visitante poderá participar da ação educativa desenvolvida especialmente para a semana. Entre 15 e 18 de maio, a visita monitorada ao Museu do Café abordará a cada espaço expositivo um sentido – visão, paladar, olfato, tato e audição – estimulado pelo café.

Outro destaque é a exibição de filmes no espaço da Cafeteria do Museu. Durante a semana serão projetados depoimentos de turistas estrangeiros que chegam a Santos. O objetivo é oferecer uma nova visão da relação entre estrangeiros e a cidade, que ficou marcada como a porta de entrada de milhões de imigrantes que chegaram ao país para trabalhar nas lavouras de café no final do século XIX.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça até sábado, entre 9h e 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Outras informações estão disponíveis em www.museudocafe.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Museu do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *