Muniz Freire (ES) encerra o ano elegendo o melhor café arábica do município

Imprimir
O Incaper e a Prefeitura de Muniz Freire, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, realizaram a 11ª edição do Concurso de Café Arábica de Qualidade de Muniz Freire. Foram inscritas 82 amostras. Dessas, 13 foram classificadas para a final, e cinco cafeicultores venceram a disputa: José Louir Valani, Jonas Vieira, Paulo Sergio Fontes, José Paulo Vieira e Roberto Paulucio.

“O ganhador desta edição foi o mesmo do ano anterior, o seu José Louir Valani, tornando-se bicampeão. Ele é pequeno cafeicultor de base familiar e assistido pelo Incaper, e tem conseguido agregar valor após ganhar o concurso. No ano passado, depois que ele ficou em primeiro lugar no concurso, vendeu seu café a aproximadamente R$ 1.200,00 por saca para uma cafeteria de São Paulo”, contou o coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Muniz Freire, Leandro Mendel da Cruz.

“O Incaper tem atuado junto aos cafeicultores do município por meio de ações de assistência técnica e extensão rural voltadas principalmente aos pequenos agricultores familiares, que, por produzirem em menor volume, precisam agregar valor ao seu café. A qualidade aliada à sustentabilidade é fundamental para que eles alcancem preços melhores”, acrescentou o técnico do Incaper de Muniz Freire, Rodrigo Candido Celestino. Mesmo fora da premiação, outros cafeicultores participantes também venderam seus cafés com preço acima do mercado, conseguindo superar R$ 700,00/saca.

José Louir Valani, Jonas Vieira, Paulo Sergio Fontes, José Paulo Vieira e Roberto Paulucio venceram o concurso.

Os profissionais do Incaper estiveram envolvidos em todas as etapas do 11° Concurso de Café Arábica de Qualidade de Muniz Freire: desde a assistência técnica prestada aos cafeicultores até a avaliação dos cafés que participaram da disputa. Três dos cinco degustadores que avaliaram as amostras são servidores do Incaper: Fabiano Tristão e Douglas Souza, do ELDR de Brejetuba, e Tássio da Silva de Souza, do Incaper de Muqui.

Além da equipe do Incaper e dos produtores, representados pelo cafeicultor Fernando Junior Ribeiro, a cerimônia de premiação também contou com a presença do prefeito de Muniz Freire, Carlos Brahim Bazzarella, e do secretário municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Ronilson Côgo. Todos reforçaram a importância do concurso como forma de incentivar o cafeicultor a melhorar a qualidade do seu produto.

“Com isso, conseguimos melhorar a qualidade de vida dessas famílias e aumentar o interesse dos jovens pela atividade”, finalizou o coordenador do ELDR do Incaper de Muniz Freire, Leandro Mendel da Cruz.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *