Mulheres do Café reúnem-se para traçar planejamento estratégico para a IWCA Brasil

Imprimir

A Aliança Internacional das Mulheres do Café Brasil (IWCA em inglês) é uma articulação que visa integrar as mulheres envolvidas no sistema agroindustrial do café, sobretudo com a aproximação dos países produtores e consumidores.

Cerca de vinte mulheres , entre membros da IWCA e convidadas, se reuniram nos dias 3 e 4 de fevereiro na sede do SEBRAE – MG , em Belo Horizonte com o objetivo de estabelecer o planejamento estratégico para o capitulo brasileiro da IWCA.

A reunião foi apoiada por Carmen Lucia Lima de Sousa do SEBRAE Nacional e pelo consultor Gilmar Barboza. Para a consolidação do Plano Estratégico da IWCA, foi aplicada a Matriz SWOT (Pontos Fortes – Pontos Fracos – Oportunidades e Ameaças) e também a metodologia World Café que corresponde a um modelo de discussão participativa.

Integrantes da IWCA e convidadas na sede do Sebrae – MG

De acordo com Josiane Cotrim, "a IWCA Brasil promove institucionalmente o café e as mulheres envolvidas no negócio de café. Como maior produtor e com um consumo ascendente, o Brasil não podia deixar de estar representado nessa entidade global. E nós chegamos lá graças ao trabalho de um grupo de mulheres visionárias e homens que acreditam no importante papel desempenhado pelas mulheres na cafeicultura”.

Josiane, fundadora da aliança no Brasil, na ocasião foi sucedida na presidência da IWCA pela até então vice-presidente Débora Fortini, que atua nos ramo de exportação/importação de café. Josiane assume a co-diretoria do Comitê de Relações com Capítulos da IWCA, o que significa que o Brasil passa a integrar a entidade na sua organização a nível internacional.

Dia de Campo na Fazenda Capoeira

Na sexta feira, 07, ocorrerá na Fazenda Capoeira, município de Areado – MG, dia de campo onde serão abordados importantes temas. Vide programação abaixo. A Fazenda Capoeira é de propriedade de Marisa de Souza Contreras, membro da IWCA Brasil .

Fonte: Rede Social do Café (Carla de Pádua Martins e Daniela Novaes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *