Mudas de café vão ser dadas aos produtores em Angola

Imprimir

Mais de 20 milhões de mudas de café serão produzidos até ao final do ano, informou o director do Instituto Nacional do Café de Angola (INCA), João Ferreira.

O director do INCA disse que as mudas irão ser distribuídas gratuitamente aos produtores, a fim de apoiar a produção de café a nível nacional e recordou que em 1973 Angola produzia 210 mil toneladas de café com valor comercial, quantidade que baixou para 3 mil toneladas em 2002.

Actualmente, prosseguiu, Angola está a produzir 12 mil toneladas, o que representa menos 10% da produção colonial, devido à guerra civil que se registou no país pouco após a independência do país, em 1975.

Em declarações à agência noticiosa Angop, João Ferreira disse que as zonas produtoras de café mais afectadas pela guerra civil foram as províncias do Uíge, Bié, Cuanza Norte, Huambo e Cuanza Sul, provocando uma desarticulação total no meio rural principalmente nas zonas de plantação.

A produção do café está fortemente concentrada nas províncias do Cuanza Sul e do Uíge que, em conjunto, representam cerca de 77% da produção nacional.

João Ferreira defendeu que o sector bancário deve apoiar cada vez mais os projectos de cultivo de café e de soja em Angola, uma vez que a cultura de café não foi abrangida no Crédito Agrícola de Campanha.

Fonte: Macauhub

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *