Missão de produtores peruanos chega a Manhuaçu

Imprimir

O Governo Peruano destacou a importância da missão de produtores à região das Matas de Minas para conhecer a produção de café.

Dez produtores de café da região do Vale dos Rios Apurimac e Ene (VRAE), no Peru, chegam a Manhuaçu neste domingo, 24. Eles estão visitando o estado de Minas Gerais até o dia 30 para complementar a experiência de produtividade das culturas de café e de gestão de negócios através do acordo de Cooperação Técnica Brasileira em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (EMATER).
 
O Presidente do Conselho de Ministros do Peru, Oscar Valdés Dancuart, se reuniu com os dez peruanos  e anuniou o novo Plano de Desenvolvimento para o Vale do Apurimac e Ene (VRAE) e que nos próximos dias um comitê executivo rá explicar o seu alcance aos presidentes regionais e autoridades locais nas cidades Ayacucho, Huancavelica, Cusco e Junín.

Valdés Dancuart demonstru a importância da visita do grupo à região das Matas de Minas e acredita nesse tipo de iniciativa para a capacitação dos produtores. "Fico feliz em ver os peruanos estão superandos a dificuldades, especialmente sabendo que o trabalho em uma área difícil como o VRAE é realmente complicado", disse ele.

O coordenador dos produtores de café, nativo Crisóstomo, agradeceu em nome de todos os produtores de café VRAE ao governo do presidente Ollanta Humala, porque este programa irá replicar o conhecimento em cada distrito que representam e ajudar a melhorar qualidade de vida da população.

A jornada de formação dos agricultores é parte do projeto "Troca de experiências e tecnologias para aumentar a produtividade e gestão da produção cafeeira Região VRAE – Peru", assinado em agosto de 2010 no âmbito do Acordo Complementar à Convenção Cooperação Científica e Técnica básica entre os governos do Peru e do Brasil.

O objetivo deste acordo é a troca de informações entre técnicos e produtores dos dois países para melhorar culturas de café e cacau.

Os dez integrantes da missão foram selecionados a partir de 130 participantes formados por produtores, profissionais, técnicos e empresários na área dos agricultores VRAE que participou de três oficinas teóricas – questões práticas de gestão e cultivo, colheita, processamento pós-primária, melhoria da qualidade e de comercialização de café feito e desenvolvido por técnicos brasileiros.

Os dez produtores de café vêm dos distritos de Samugari, Pichari, Ayna, Kimbiri, Mazamari Pangoa, Sivia, Llochegua, Santa Rosa e Pichari, no âmbito do VRAE. Entre elas está a participação de Yucra Alfredo Velasquez que foi vencedor do Café de Qualidade Nacional de 2010.

O Gerente Regional da Emater, Rômulo Matozinho, e o coordenador técnica da área de café, Paulo Roberto Corrêa, anunciaram que está tudo preparado para receber o grupo.  A missão peruana chega a Manhuaçu neste domingo, à noite. Na segunda, eles visitam propriedades rurais em Manhuaçu, Manhumirim e Alto Caparaó. Na terça, as visitas serão na região de Santa Margarida.

As condições e características da região são muito similares com a região do Vale dos Rios Apurimac e Ene.

Fonte: Portal Caparaó com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Peru e Emater/Manhuaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *